Brasil

Brasileiro Cris Kypriotis é eleito entre os 12 diretores principais da ITF

Em cerimônia realizada na Espanha, o brasileiro foi empossado como membro do Conselho de Diretores da entidade


Nesta semana, os principais nomes que regem a ITF se reuniram na Espanha para a Assembléia Anual Ordinária da entidade. Além de divulgar novas regras para a Copa Davis e a Fed Cup, a ITF elegeu o novo Conselho de Diretores e, entre eles, está um brasileiro.

Dirigente reunidos durante o congresso da Cosat, em novembro
Cris Kypriotis, conhecido como Grego, havia vencido eleição na Cosat (Confederação Sul-americana de Tênis) no final do ano passado, derrotando o paraguaio Miguel Carrisoza - ex-ocupante do cargo. Assim, se tornou o único candidato do continente para figurar no quadro geral de diretores da ITF.

Esta semana, em Madri, veio a confirmação final, e o nome do brasileiro apareceu entre os 12 diretores que vão decidir os rumos do tênis mundial até 2011. A cerimônia, realizada no Estádio Santiago Bernabeu, do Real Madri, serviu para dar posse aos novos membros e foi comandada pelo Ministro dos Esportes espanhol, Jaime Lissavetzky, e pelo presidente da ITF, Francesco Ricci Bitti.

Além de Cris Grego, foram empossados no cargo Jacques Dupre (FRA), Lucy Garvin (USA), Jack Graham (CAN), Roman Murashovsky (RUS) e Stuart Smith (GBR). Além deles, Juan Margets (ESP), Ismail El Shafei (EGY), Franklin Johnson (USA), Anil Khanna (IND), Geoff Pollard (AUS) e Georg Von Waldenfels (GER) foram reeleitos, completando o quadro.

Além de definir o novo Conselho, a ITF anunciou algumas mudanças em relação às regras da Copa Davis. Entre elas, anunciou que o país mandante na final só poderá escolher entre grandes cidades para sediar o confronto, ao contrário do que aconteceu com a Argentina no ano passado, que mandou seus jogos contra a Espanha em La Plata.

Para completar as solenidades, o britânico David Jude foi nomeado Tesoureiro Honorário da entidade, que ainda deu a 12 pessoas um prêmio pelos "serviços prestados ao tênis". São elas: John Alexander (AUS), Anna Dmitrieva (RUS), Anne-Lise Frank (USA), Rustam Inoyatov (UZB), Eiichi Kawatei (JPN), Azmi Kumova (TUR), David Lambert (BER), Lorne Main (CAN), Tzipi Obziler (ISR), Akhtar Toorawa (MRI), Frank van Fraayenhoven (NED) e Charlotte Ferrari (FRA).

"Este resultado é interessante para demonstrar a situação do Brasil com relação à Cosat e à ITF. Isto é resultado do trabalho que tem sido feito pela CBT e pelo respeito adquirido por tudo o que temos feito pelo tênis no Brasil", chegou a declarar o presidente da CTB, Jorge Lacerda Rosa, após a eleição na Cosat, em novembro.

Já Grego, na mesma época, havia afirmado estar muito orgulhoso da indicação. "Este é o cargo mais alto que a Cosat pode indicar para alguém que não é executivo da entidade. Agora, nós podemos levar nossos projetos para fora do país, com todo o apoio mundial, e isto é importantíssimo para este momento de reestruturação que o tênis brasileiro está passando", concluiu o novo diretor da ITF.

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Fã de Federer, Ivanovic comemora volta de Clijsters ao circuito
+ Concurso oferece 1 milhão de dólares por saque

+ "Era tudo mentira, uma atitude feia", diz Del Potro sobre Stepanek

+ "Rafa não tem pressão para voltar ao número 1", garante Toni Nadal

+ "Temos que imitar a Espanha", afirma ex-duplista argentino

ESPECIAL:Em busca da renovação- Depois dos primeiros quatro anos à frente da CBT, o presidente Jorge Lacerda comemora o fortalecimento da entidade e vê o esporte seguindo o rumo certo agora (Confira!)


José Eduardo Aguiar

Publicado em 17 de Julho de 2009 às 11:09


Notícias