Um show

Brasil tem melhor campanha da história nas chaves masculinas dos Jogos Olímpicos

Pela primeira vez, o país venceu duas partidas de simples e de duplas em uma Olimpíada


Este domingo foi um dia histórico para o tênis brasileiro. Pela primeira vez o país venceu duas partidas de simples e duas de duplas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Primeiro a entrar em quadra, o paulista Thomaz Bellucci venceu o alemão Dustin Brown por 4/6, 5/4 e desistência, após o alemão torcer o tornozelo esquerdo. Pouco depois, o conterrâneo Rogério Dutra Silva derrotou o italiano Thomas Fabbiano por parciais de 7/6 (7-4) e 6/1, após 1h22 de jogo.

O vento pela manhã atrasou os jogos das quadras secundárias do Centro Olímpico de Tênis e a partida de Rogerinho começou quase 2h depois do programado. “Estava um pouco complicado de jogar, estava ventando muito. Algumas jogadas ficaram estranhas e errei bolas que não costumo errar, mas tentei chamar a torcida para o meu lado e deu certo. Venho jogando tênis em um bom nível e agora vou seguir passo a passo, focado no jogo e dando o meu melhor”, comentou.

Na quadra central, batizada de Maria Esther Bueno, Bellucci também não passou ileso do vento: “Não me lembro de ter jogado em condições tão difíceis. No começo do jogo, eu e o Dustin perguntamos ao árbitro se era permitido jogar sob aquele vento forte, porque ele compromete muito o nível de tênis, já que você se vê obrigado a colocar sua bola dentro de quadra, sem poder arriscar muito”, disse o melhor tenista de simples do país-sede.

Para ampliar ainda mais a conquista brasileira, a principal dupla masculina nacional, formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, venceu os irmãos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana por parciais de 6/0 e 7/6 (7-1), em somente 1h13 de partida. “No primeiro set eles estavam muito nervosos e ganhamos em 21 minutos. No segundo, porém, perdemos um ponto bobo no primeiro game e aí eles começaram a jogar melhor”, analisou o atual campeão do Australian Open.

Por fim, em um jogo emocionante e bastante equilibrado, André Sá e Thomaz Bellucci desbancaram a segunda dupla favorita à medalha de ouro, composta pelos irmãos britânicos Jamie e Andy Murray. Embalados pela torcida, os brasileiros ganharam por parciais de 7/6 (7-6) e 7/6 (16-14), após 2h02 de duro confronto. “Nunca senti uma emoção tão forte em um jogo de tênis, a gente pegou a energia dos torcedores desde o primeiro ponto. A vitória de hoje foi incrível, foi um jogo de alto nível dos dois lados”, comemorou Sá, que participa de sua quarta Olimpíada.


Faltou o feminino

Diferentemente do que aconteceu nas disputas masculinas, as brasileiras pararam na primeira rodada de simples e de duplas. No sábado, a pernambucana Teliana Pereira e paulista Paula Gonçalves fizeram um bom jogo de estreia, mas perderam para as espanholas Carla Suárez Navarro e Garbine Muguruza por parciais de 7/6 (8-6) e 6/2, após 1h14 de partida.

No dia seguinte, no mesmo recheado domingo das vitórias masculinas, a melhor tenista do país voltou às quadras para encarar a francesa Carolina Garcia, atual 32ª do ranking WTA. A segunda dura estreia também não teve final positivo para a tenista da casa, que acabou superada em sets seguidos por parciais de 6/1 e 6/2.

 

LEIA MAIS
Confira a chave masculina das Olimpíadas
Confira a chave feminina dos Jogos Olímpicos
Veja chave de duplas masculinas da Rio-2016
Definida a chave de duplas femininas do Rio

Da redação

Publicado em 8 de Agosto de 2016 às 10:27


Notícias Olimpíadas Rio 2016 Thomaz Bellucci André Sá Rogério Dutra Silva Marcelo Melo Bruno Soares Teliana Pereira Paula Gonçalves