Um show
Pela primeira vez, o país venceu duas partidas de simples e de duplas em uma Olimpíada
Este domingo foi um dia histórico para o tênis brasileiro. Pela primeira vez o país venceu duas partidas de simples e duas de duplas em uma mesma edição dos Jogos Olímpicos. Primeiro a entrar em quadra, o paulista Thomaz Bellucci venceu o alemão Dustin Brown por 4/6, 5/4 e desistência, após o alemão torcer o tornozelo esquerdo. Pouco depois, o conterrâneo Rogério Dutra Silva derrotou o italiano Thomas Fabbiano por parciais de 7/6 (7-4) e 6/1, após 1h22 de jogo.
O vento pela manhã atrasou os jogos das quadras secundárias do Centro Olímpico de Tênis e a partida de Rogerinho começou quase 2h depois do programado. “Estava um pouco complicado de jogar, estava ventando muito. Algumas jogadas ficaram estranhas e errei bolas que não costumo errar, mas tentei chamar a torcida para o meu lado e deu certo. Venho jogando tênis em um bom nível e agora vou seguir passo a passo, focado no jogo e dando o meu melhor”, comentou.
Na quadra central, batizada de Maria Esther Bueno, Bellucci também não passou ileso do vento: “Não me lembro de ter jogado em condições tão difíceis. No começo do jogo, eu e o Dustin perguntamos ao árbitro se era permitido jogar sob aquele vento forte, porque ele compromete muito o nível de tênis, já que você se vê obrigado a colocar sua bola dentro de quadra, sem poder arriscar muito”, disse o melhor tenista de simples do país-sede.
Para ampliar ainda mais a conquista brasileira, a principal dupla masculina nacional, formada pelos mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo, venceu os irmãos tailandeses Sanchai e Sonchat Ratiwatana por parciais de 6/0 e 7/6 (7-1), em somente 1h13 de partida. “No primeiro set eles estavam muito nervosos e ganhamos em 21 minutos. No segundo, porém, perdemos um ponto bobo no primeiro game e aí eles começaram a jogar melhor”, analisou o atual campeão do Australian Open.
Por fim, em um jogo emocionante e bastante equilibrado, André Sá e Thomaz Bellucci desbancaram a segunda dupla favorita à medalha de ouro, composta pelos irmãos britânicos Jamie e Andy Murray. Embalados pela torcida, os brasileiros ganharam por parciais de 7/6 (7-6) e 7/6 (16-14), após 2h02 de duro confronto. “Nunca senti uma emoção tão forte em um jogo de tênis, a gente pegou a energia dos torcedores desde o primeiro ponto. A vitória de hoje foi incrível, foi um jogo de alto nível dos dois lados”, comemorou Sá, que participa de sua quarta Olimpíada.
Diferentemente do que aconteceu nas disputas masculinas, as brasileiras pararam na primeira rodada de simples e de duplas. No sábado, a pernambucana Teliana Pereira e paulista Paula Gonçalves fizeram um bom jogo de estreia, mas perderam para as espanholas Carla Suárez Navarro e Garbine Muguruza por parciais de 7/6 (8-6) e 6/2, após 1h14 de partida.
No dia seguinte, no mesmo recheado domingo das vitórias masculinas, a melhor tenista do país voltou às quadras para encarar a francesa Carolina Garcia, atual 32ª do ranking WTA. A segunda dura estreia também não teve final positivo para a tenista da casa, que acabou superada em sets seguidos por parciais de 6/1 e 6/2.
LEIA MAIS
Confira a chave masculina das Olimpíadas
Confira a chave feminina dos Jogos Olímpicos
Veja chave de duplas masculinas da Rio-2016
Definida a chave de duplas femininas do Rio
Publicado em 8 de Agosto de 2016 às 10:27