Troco

Brasil reencontra Rússia nos Playoffs e joga em casa para voltar à elite da Copa Davis

Time foi derrotado por rivais em 2011 e tem chance de vingança em duelo entre 14 e 16 de setembro; país não disputa o Grupo Mundial desde 2003


Marcelo Ruschel/ POA Press
Bellucci e Cia vão ter a chance do troco diante da Rússia e, de quebra, garantir vaga no Grupo Mundial da Copa Davis em 2013
Um ano após a dolorida derrota para a Rússia, tendo ficado a um ponto de garantir sua volta ao Grupo Mundial, em Kazan, o Brasil terá a chance de dar o troco no adversário pelos Playoffs da Copa Davis em 2012. No sorteio realizado na manhã dessa quarta-feira, em Londres, foi decidido que o time de João Zwetsch receberá os europeus entre os dias 14 e 16 de setembro. O local e o piso do encontro, provavelmente o saibro, serão divulgados em breve.

Os russos, bicampeões da competição, foram batidos na estreia do Grupo Mundial, em fevereiro, para a Áustria por 3 a 2, atuando fora de casa. O time de Shamil Tarpischev foi formado por Alex Bogomolov Jr, Mikhail Youzhny (principal carrasco do revés em 2011), Nikolay Davydenko e Igor Kunitsyn.

Por sua vez, o time verde-amarelo vem de uma vitória por 4 a 1 contra a Colômbia, em São José do Rio Preto, no último final de semana e conseguiu lugar novamente na Repescagem da divisão de elite da competição, algo que já acontece desde 2006.

De lá para cá, o país acumulou seis quedas, para Suécia (3x1, em Belo Horizonte), Áustria (4x1, em Innsbruck), Croácia (4x1, em Zadar), Equador (3x2, em Porto Alegre), Índia (3x2, em Chennai) e , exatamente, Rússia (3x2, em Kazan), respectivamente.

Marcelo Ruschel/ POA Press
Em 2011, Youzhny foi o carrasco do Brasil em duelo realizado em Kazan
A última vez que o Brasil jogou a divisão de elite da maior competição entre equipes do planeta aconteceu em 2003. Ainda com Guga na equipe, o grupo, que também contava com Flávio Saretta e André Sá, foi derrotado pelo Canadá por 3 a 2 em Calgary e, desde então, vem jogando as fases do Zonal Americano (espécie de segunda divisão da Copa Davis).

Além do duelo entre Brasil x Rússia, outros sete duelos movimentarão o mês de setembro pelos Playoffs, que serão:

Cazaquistão* x Uzbequistão, no Cazaquistão

Alemanha* x Austrália, na Alemanha

Japão x Israel*, no Japão

Bélgica x Suécia*, na Bélgica

África do Sul x Canadá*, na África do Sul

Itália* x Chile, na Itália

Holanda x Suíça*, na Holanda

(*) cabeças de chave

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ ITF define cabeças de chave e Brasil pode enfrentar Suíça de Federer nos Playoffs da Copa Davis

Titular pela 1ª vez, Feijão abre confronto na Davis diante de Giraldo em Rio Preto

Capitão brasileiro aponta saques de Bellucci Feijão como aliados para duelo contra a Colômbia na Davis

Com desfalque dos tops, Federer é a grande atração da 1ª rodada "esvaziada" na Copa Davis

Almagro Ferrero lideram Espanha contra o Cazaquistão na estreia da Copa Davis

Corretja faz mistério para estreia na Davis e já avisa: Ninguém me disse que não vai jogar em 2012

ESPECIAL:Quase!- Depois de dois anos de derrotas frustrantes, revés contra a Rússia no Play-off da Copa Davis deixou um gosto amargo, sim, porém uma sensação de que estamos quase lá  (Confira!)

Da redação

Publicado em 11 de Abril de 2012 às 04:07


Notícias