Cabeça Erguida!

Brasil exalta garra e minimiza revés no detalhe na Fed Cup: "dores de hoje são conquistas de amanhã"

Frase por Laura Pigossi foi das várias mensagens de orgulho de Carla Tiene, Teliana Pereira e Paula Gonçalves após derrota para o Canadá nesse sábado


Faltou pouco, mas não foi dessa vez que o Brasil disputará uma repescagem do Grupo Mundial II (equivalente à segunda divisão) da Fed Cup, a edição feminina da Copa Davis. Nessa sábado, a equipe comandada pela ex-tenista Carla Tiene chegou a estar à frente, mas acabou perdendo de virada para o Canadá por 2 a 1 na final do Zonal Americano I realizada no Country Club de Ejecutivos, em Medellín, na Colômbia.

Divulgação
Equipe brasileira acabou em segundo lugar no Zonal Americano I da Fed Cup em 2013
Após três vitórias convincentes no Grupo B diante de Chile, México e Paraguai, as brasileiras lideradas por Teliana Pereira, Paula Gonçalves, Laura Pigossi e Beatriz Haddad Maia entraram em quadra contra a melhor da Chave A - as canadenses, que não contavam com a top 50 Aleksandra Wozniak, venceram com facilidade todos os seus confrontos diante de Peru, Venezuela e Colômbia.

No retrospecto pré-decisão, nada de animador para o Brasil, que havia perdido os 11 confrontos anteriores. No primeiro jogo do dia, Paula Gonçalves desafiou Sharon Fichman e tomou um "pneu" (quando a atleta leva 6/0) logo no primeiro set, preocupando a delegação verde-amarela. No entanto, a paulista devolveu na mesma moeda na parcial seguinte (com 6/0) e com uma quebra a favor, levou a melhor por 6/4 no set decisivo.

Em seguida, coube a Teliana Pereira selar a disputa e confirmar o bom desempenho ao longo da competição entre seleções - não havia perdido um set nos três jogos anteriores. Mas a canadense Eugenie Bouchard, a melhor ranqueada da nação da América do Norte, ditou as rédeas desde o início e mostrou todo o talento de quem venceu o torneio de Wimbledon no juvenil em 2012.

Com duplo 6/2, Bouchard forçou o jogo de duplas no confronto e que decidiria a vaga para o Playoff entre 20 e 21 de abril. Mesmo saindo com vantagem e sacando para o primeiro set, Teliana Pereira e a jovem Laura Pigossi sentiram a pressão e tomaram a virada, perdendo no tie-break por 7/4. A segunda parcial foi equilibrada até a metade quando Gabriela Dabrowski e Sharon Fichman quebraram as brasileiras e serviram para a partida.

Tricia Vieira / Fotoarena
Paula Gonçalves terminou Zonal invicta com quatro vitórias em quatro jogos pelo Brasil
No entanto, foi a vez das canadenses sentirem o momento e o Brasil devolveu a desvantagem, porém, mesmo salvando vários match-points, Pereira não segurou seu saque e o Canadá saiu com triunfo com 7/5. Dessa maneira, a equipe de Sylvain Bruneau aguarda pelas derrotadas na primeira rodada do GM II - até o momento, os resultados são Alemanha 2x0 França, Espanha 2x0 Ucrânia, Argentina 2x0 Suécia e Suíça 1x1 Bélgica.

Titular por vários anos do Brasil na Fed Cup e membro da última vez que o país disputou a repescagem do Grupo Mundial II, em 2004, Tiene exaltou a garra de seu time ao longo da semana e, principalmente, na decisão. "Infelizmente não deu. Perdemos para o Canadá por 2 a 1 e fica aquele sentimento que faltou tão pouco para conseguirmos. Só tenho a agradecer a esta equipe", afirmou.

As jogadoras, por meio de suas contas pessoais no Facebook, também elogiaram umas as outras por todo o desempenho e entrega na quadra.

"Chegamos tão perto, mas infelizmente não deu. Mesmo assim todas nós temos que sair de cabeça erguida! Deixamos nossos corações na quadra e é isso que conta! Passei lindos dias com essa equipe! Muito obrigada a todos pelas mensagens", declarou Teliana Pereira, número 1 do país em simples.

Divulgação
Jovem Laura Pigossi (à dir.)fechou duelo decisivo contra o Canadá ao lado de Teliana Pereira (à esq.)
"As dores do hoje são as conquistas do amanhã! #vidasegue #cabeçafirme #tempo #para #ser #forte", escreveu Laura Pigossi, que venceu o jogo de duplas com o México na quinta-feira.

"Hoje não conseguimos a vitória, mas lutamos muito, com muita raça, determinação e coração em quadra! A derrota dói, porque sabemos que foi por muito pouco, mas o que marca é o espírito de luta e muita união, e esse nosso time sabe muito bem o que isso quer dizer! Obrigada a toda a equipe, Ricardo Takahashi (fisioterapeuta), Roberta Burzagli (técnica-auxiliar), Patrício (Arnold - coordenador de alto rendimento da CBT), Dádá Vieira (ex-jogadora) pelo suporte, força, apoio. E meninas, sim, nós podemos, e muito... Vamos seguir firme com muito trabalho, comprometimento, dedicação, e muita alegria SEMPRE! Obrigada a todos que nos acompanharam de longe e torceram. Toda essa energia e vibração chegaram até nós! Muito orgulho de vestir essa camisa e representar o Brasil", postou, por sua vez, Paula Gonçalves, invicta ao término do Zonal com quatro vitórias em quatro jogos.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Invicto, Brasil desafia mau retrospecto contra o Canadá para voltar ao Playoff da Fed Cup

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

+Venus Williams será o grande destaque de primeira edição do WTA de Florianópolis

+Musas do tênis quase mostram o que não devem em treino numa quadra de espelhos naAustrália

WTA confirma Rio de Janeiro e Brasil passará a ter dois torneios a partir de 2014

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 9 de Fevereiro de 2013 às 22:57


Notícias