Má Fase

Bellucci completa turnê pífia no saibro latinoamericano e não vence top 50 há 9 meses

Paulista caiu na estreia do ATP 500 de Acapulco para o espanhol Marcel Granollers e corre sério risco de sair do grupo dos 50 melhores do mundo


Na noite da última segunda-feira, Thomaz Bellucci completou a gira latinoamericana de torneios jogados sobre o piso de saibro de forma melancólica. Tirando a semifinal alcançada no Brasil Open, em SP, há duas semanas, o número 1 do país só acumulou derrotas nas demais competições que completaram o mês de fevereiro - ATPs de Viña del Mar, Buenos Aires (desistiu por conta do tornozelo) e Acapulco (série 500).

Site Oficial/ATP de Acapulco
Bellucci não foi bem nos torneios no saibro latinoamericano e pode sair do top 50
No México não foi diferente e Bellucci foi eliminado logo na estreia pelo espanhol Marcel Granollers por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/2. Semifinalista em 2011, o paulista de Tietê despencou no ranking da ATP nessa segunda-feira (desconto dos pontos uma semana antes do torneio) e ocupa o 49º lugar, pior classificação desde outubro de 2009.

O problema é que a derrota inviabiliza a possibilidade do tenista de acumular pontos e Bellucci corre o sério risco de sair do top 50. Isso faria com que sua participação nos Masters 1000 do saibro - Monte Carlo, Madri (onde fez semifinal) e Roma - ficasse comprometida por conta do corte ser próximo dessa faixa da lista da entidade.

O revés para Granollers, 28º do mundo, deixou Bellucci com outro incômodo tabu - não vence um tenista dentro do grupo dos 50 melhores do mundo há nove meses. Em maio de 2011, o brasileiro, ainda treinado por Larri Passos, passava pelo cazaque Andrey Golubev, 44º da ATP naquela época. De lá para cá, foram nove derrotas desanimadoras para jogadores top 50.

Fora de Acapulco nas simples, Bellucci tem o torneio de duplas ao lado de Marcelo Melo, com que fez parceria no Aberto da Austrália e no Brasil Open. Na primeira rodada, os dois encaram a dupla cabeça 4, formada pelo italiano Daniele Bracciali e o colombiano Juan Sebastian Cabal.

Depois, Bellucci segue para Indian Wells, onde jogará o primeiro evento Masters 100 da temporada, no piso duro californiano. Em seguida, ruma para Miami, para novo torneio da série.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ ATP confirma prejuízo, Bellucci despenca e ocupa pior ranking em dois anos

Após seis meses de jejum, Brasil volta a ter três jogadores no top 100 do ranking da ATP

Brasil mantém chances de vaga no Grupo Mundial II em dia de recorde de Bia Maia na Fed Cup

Mesmo com virada, Bellucci é elogiado por novo técnico e cobra mais regularidade nos pontos decisivos

Em desafio Brasil x França, Bellucci e Mello tentam igualar Guga e quebrar barreira da 2ª rodada na Austrália

Virada sofrida em Brisbane custa caro a Mello e Brasil terá apenas Bellucci no top 100 na próxima semana

Liderado por Bellucci, Brasil vai com três representantes na chave do ATP de Viña del Mar

ESPECIAL:Os degraus da maioridade - Como passar do tênis juvenil para o profissional? Existe uma forma "menos dolorosa"? Como fazer essa transição para ter maiores chances de sucesso na carreira? Procuramos a resposta com os futuros talentos do Brasil que estão tendo contato com os primeiros desafios da vida adulta no esporte   (Confira!)

Da redação

Publicado em 28 de Fevereiro de 2012 às 06:27


Notícias