Instabilidade

Bellucci admite frustração com derrotas no detalhe, mas crê em volta por cima: "Elas não me derrubam"

Paulista teve chance de fechar o jogo contra Tursunov em Xangai, porém levou a virada e terminou sua turnê na Ásia sem nenhuma vitória


Divulgação/ Adidas
Bellucci devolve bola na derrota para Tursunov em Xangai; paulista sofreu seu oitavo revés em estreias no ano
A oportunidade não poderia ser melhor. Nessa terça-feira, Thomaz Bellucci estrearia no Masters 1000 de Xangai em busca da primeira vitória em sua turnê pela Ásia e diante de um adversário indigesto. O russo Dmitry Tursunov foi o responsável por marcar o terceiro e decisivo ponto da Rússia sobre o Brasil no duelo válido pelos Playoffs da Copa Davis, em setembro.

No entanto, o resultado acabou sendo similar ao do último mês e Bellucci acabou superado nos detalhes. Em um jogo bastante disputado, após 2h45min de partida, o pupilo de Larri Passos foi superado por Tursunov, 41º do mundo, por 6/7(5), 6/4 e 7/5 e terminou de forma rápida sua participação na simples pelo continente. Na última semana, Bellucci acabou eliminado também no primeiro jogo para o espanhol Juan Carlos Ferrero, em Pequim.

A partida dessa terça foi pontuada pelo equilíbrio, principalmente o primeiro set, que foi decidido no tiebreak. No set seguinte, Tursunov começou melhor e, com uma quebra, empatou o jogo. Na terceira parcial, o brasileiro chegou a sacar para o jogo em 5/4, mas cedeu em seguida o serviço, perdendo mais dois games e o jogo na sequência.

Divulgação
Mesmo em má fase, Bellucci não desanima e acredita que pode aprender com os maus resultados
"Joguei meu melhor tênis, consciente e agressivo, não posso nem dizer que estou triste. Tenho que seguir firme e pegar esse jeito da quadra dura. Quando sou agressivo, às vezes ando recuando ainda, mas são detalhes", analisou. "Essas últimas derrotas (Pequim e Xangai) me machucam, ninguém gosta de perder, mas não me derrubam. Estou tranquilo e vou seguir trabalhando, ajustando os detalhes. Com paciência, os resultados virão", acrescentou Bellucci, que acumulou sua oitava derrota em estreias em 2011.

Se nas simples a aventura terminou em Xangai, pelo menos nas duplas o sonho continua. Bellucci e o croata Ivan Dodig venceram os espanhóis Feliciano Lopez e Fernando Verdasco, por 6/7(6), 6/3 e 11-9. Na próxima rodada, a dupla enfrenta a parceria formada pelo austríaco Jurgen Melzer e o alemão Philipp Petzschner, cabeças de chave 5 e atuais campeões do US Open.

Nas simples, Bellucci, atualmente o 35° colocado da ATP, viaja para a Europa visando três competições sobre o piso duro - o ATP 250 de Viena (Áustria), o ATP 500 da Basileia (Suíça) e o Masters 1000 de Paris (França), sendo que, no último, o brasileiro precisa apenas de uma desistência para garantir lugar na chave.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Brasil tem nova semana de "gangorra" e Bellucci é o único no top 100 da ATP

Brasil volta a ter dois representantes no top100 com subidas de Bellucci e Feijão

Feijão encara quali do forte ATP 500 de Pequim em busca de retorno ao top100

Sérgio Cabral vai a Londres para trazer ATP Finals ao Rio de Janeiro

Feijão destaca superação em virada dramática: "Tirei forças de não sei onde"

ESPECIAL:Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Da redação

Publicado em 11 de Outubro de 2011 às 10:23


Notícias