Análise

Azarenka busca título em Indian Wells e pode encontrar "desafeto" Radwanska nas quartas

Invicta em 2012, bielorrussa estreia contra vencedora de Craybas e Barthel; Wozniacki pode fazer duelo de musas com Ivanovic nas oitavas de final


Xue Bai/TPL
Atual campeã do Australian Open, Azarenka ainda não perdeu em 2012 e põe invencibilidade à prova em Indian Wells
Pelo 24º ano consecutivo, as grandes estrelas do circuito disputam o tradicional Premier de Indian Wells, um dos torneios mais prestigiosos do calendário e que reserva à campeã o prêmio de US$1 milhão. O grande destaque da chave fica, é claro, em torno da presença da bielorrussa Victoria Azarenka, número 1 do mundo e que vem em uma sequência de 17 triunfos consecutivos na temporada (três canecos, incluindo o Australian Open).

Os melhores resultados da jovem de 22 anos em Indian Wells foram as semifinais em 2009 e as quartas do ano passado, porém embora não tenha chegado à final da competição em nenhuma oportunidade, ela nunca esteve com ranking tão alto às vésperas da chave - sua posição mais alta na WTA para jogar o torneio foi o número 6, em 2010.

Após um bye na primeira rodada, Azarenka abre sua campanha contra a vencedora do jogo entre a local Jill Craybas (nunca enfrentou) e a alemã Mona Barthel (contra quem tem duas vitórias). Na sequência, pode duelar contra a russa Svetlana Kuznetsova, atual vice-campeã do evento, e a polonesa Agnieszka Radwanska, atual "desafeto" de Vika nas últimas semanas, é a mais cotada para um confronto de quartas de final.

Xue Bai/TPL
Radwanska andou se estranhando nos bastidores com Azarenka e pode enfrentá-la nas quartas de final em Indian Wells
Maria Sharapova, Petra Kvitova e Caroline Wozniacki, números 2, 3 e 4 do mundo respectivamente, aparecem como as outras favoritas ao título. Sharapova, campeã em 2006, estreia na segunda rodada diante da vencedora do jogo entre a australiana Jelena Dokic e a argentina Gisela Dulko. Numa possível fase de quartas de final, a russa pode desafiar a australiana Samantha Stosur.

Por sua vez,Kvitova, campeã de Wimbledon e do WTA Championship de Istambul, não jogou os eventos da série no Oriente Médio (Dubai e Doha) por conta de lesões e doenças e, agora, tentará manter o favoritismo nas quadras dos EUA. Em Indian Wells, a tcheca nunca passou da terceira rodada (marca alcançada em 2009). Ela estreia ou contra a japonesa Ayumi Morita ou a tcheca Barbora Zahlavova-Strycova, podendo duelar contra a russa Vera Zvonareva ou a chinesa Na Li nas quartas.

Ron C Angle (TPL)
Wozniacki é a atual campeã de Premier de Indian Wells e pode ter Ivanovic pelo caminho em 2012
E, finalmente, Wozniacki, campeã do torneio em 2011, abre sua defesa diante da melhor da prévia entre a americana Bethanie Mattek-Sands e a russa Ekaterina Makarova. Na fase seguinte, poderá fazer um duelo de musas com a sérvia Ana Ivanovic, cabeça de chave 15. Mais para frente, deverá jogar contra a italiana Francesca Schiavone ou a francesa Marion Bartoli na fase de quartas de final.

A única jogadora do top 10 que estará ausente em Indian Wells é a alemã Andrea Petkovic, que ainda se recupera de uma lesão na região lombar (causa da desistência do Aberto da Austrália, em janeiro). Outras jogadoras que estão dentro do grupo das favoritas são Kim Clijsters, Sabine Lisicki, Jelena Jankovic, Anastasia Pavlyuchenkova, Dominika Cibulkova e Daniela Hantuchova.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Argentina segue ritmo da Davis e enfrentará a China pela Fed Cup no Parque Roca, em Buenos Aires

+ Sharapova faz "dancinha" e namorado de Wozniacki rouba a cena em Nova York

Alisa Kleybanova confirma sucesso em tratamento contra câncer e retorna às quadras em Miami

Wozniacki e namorado abrem mão de doces e bebidas por sacrifício na quaresma

Irônica, Azarenka rebate críticas de Radwanska: "Estou rindo alto"

AndreaPetkovic evolui de lesão nas costas e planeja retorno para daqui a um mês

Após virar o rosto em Doha, Radwanska afirma ter perdido respeito com Azarenka

Com lesão no tornozelo, Azarenka aumenta lista de desfalques em Dubai

Imbatível em 2012, Azarenka mantém humildade e rechaça ser comparada com Djokovic

Mesmo lesionada, Serena viaja ao México e promove tênis na água com Dulko

ESPECIAL:Novidades no ar - WTA Championships, disputado em Istambul, mostrou que teremos muita briga pelas primeiras posições do ranking em 2012   (Confira!)

Da redação

Publicado em 6 de Março de 2012 às 14:52


Notícias