Ausência de tops marca a chave feminina em Indian Wells

Das cinco melhores colocadas no ranking, apenas duas disputam o torneio


A chave feminina do Pacific Life Open, iniciada nesta quarta-feira em Indian Wells (EUA) não contará com a presença de algumas das melhores tenistas do ranking mundial feminino.

Das cinco primeiras colocadas no ranking, apenas duas disputam o torneio: a líder Maria Sharapova, que defende o título e a russa Svetlana Kuznetsova, quarta colocada no ranking.

As irmãs Williams boicotam o torneio desde 2002

A ausência das Top 5 foi inesperada, pois além de ser um dos maiores eventos do circuito e render boa pontuação, o torneio distribui uma premiação de US$ 2,1 milhões.

Vice-líder do ranking, a belga Justine Henin, decidiu descansar depois de vencer dois torneios seguidos no Oriente Médio e volta às quadras no próximo evento do calendário, o Sony Ericsson Open em Miami. Sua compatriota, Kim Clijsters, que ocupa a quinta posição no ranking, já anunciou que se aposentará do circuito após o Torneio de Wimbledom e também não foi à Indian Wells.

Terceira colocada, a francesa Amelie Mauresmo alegou o cansaço como motivo de sua ausência no torneio. Depois de disputar três torneios consecutivos, Mauresmo permanecerá na França por 10 dias, onde se prepara para o torneio em Miami.

Outras grandes tenistas que não irão atuar no Pacific Life Open são as irmãs Williams. Apesar de terem nascido nos Estados Unidos, Venus e Serena foram vaiadas no torneio em 2001. Elas se enfrentariam na semifinal, mas a irmã mais velha, Venus, não jogou alegando problemas no punho esquerdo.

Na época, rumores diziam que o pai das tenistas havia ordenado a Venus que deixasse o caminho livre para Serena, pois a irmã mais velha já tinha vencido um confronto entre as duas na semifinal de Wimbledom. Mesmo conquistando o título do torneio, Serena Williams foi vaiada na premiação e, desde então, as irmãs passaram a boicotar o evento. Atualmente, Serena ocupa a 15ª posição no ranking e Venus a 34ª.

Luiz Pires

Publicado em 7 de Março de 2007 às 13:23


Notícias