Lista

ATP elege 5 maiores tenistas da década. Veja lista:

Sem citar Guga na lista, entidade faz menção honrosa ao brasileiro


A Associação dos Tenistas Profissionais elegeu em seu site oficial os melhores jogadores da última década (2000 a 2009), e, como seria esperado, o suíço Roger Federer, vencedor de 15 títulos de Grand Slam nos últimos seis anos, ficou em primeiro, seguido pelo espanhol Rafael Nadal, o rei do saibro. Sem ser lembrado na lista principal, Gustavo Kuerten, número um do mundo em 2000 e 2001, recebeu menção honrosa da entidade. Confira a lista completa:

O suíço Roger Federer com troféu de Wimbledon

1° Lugar -

Roger Federer -Possivelmente o maior nome da história do tênis, Roger Federer foi, indiscutivelmente, o tenista mais vencedor de sua geração. Nos anos 2000, em especial a partir de 2003, quando venceu seu primeiro Major, em Wimbledon, Federer colecionou 15 troféus de Grand Slam, entre outras dezenas de títulos. Neste período, Federer não apenas foi o maior em seu esporte, como o mais notável, muitas vezes, entre todos os esportistas do mundo. Com seu desempenho nas quadras o suíço se uniu a nomes como Michael Schumacher, Lance Armstrong e Tiger Woods no panteão dos maiores esportistas do planeta.

 

Nadal foi rei em Roland Garros, nos anos 2000
Lugar - Rafael Nadal - O espanhol Rafael Nadal chegou ao circuito em 2002 quando o domínio de Federer se anunciava. Foram então três anos de hegemonia do suíço até que alguém pudesse desafiá-lo. Em 2005, Nadal venceu Roland Garros, derrotando Federer na semifinal, e a partir daí se tornou não apenas o maior jogador de saibro do mundo (para muitos o maior da história nesta superfície), mas o maior algoz de Roger Federer. Nas 20 partidas que os dois disputariam, em maioria finais, Nadal saiu vencedor em 13 oportunidades. O espanhol, que hoje vive má fase, pode não ter sido o maior da década, mas foi o superior no confronto contra o melhor.

O australiano Lleyton Hewitt
Lugar - Hewitt - Para os que não lembram, existiram, sim, outros números um antes de Roger Federer e Rafael Nadal, e, nesta década, o homem que mais dominou o circuito, afora os dois ícones do esporte atualmente, foi o australiano Lleyton Hewitt. Atual coadjuvante nos principais torneios do mundo, Hewitt, hoje número 22 do mundo foi por dois anos seguidos o melhor, em 2001 e 2002. Responsável por desbancar Guga do topo, Hewitt foi absoluto naquela época, colecionando dois Grand Slams - US Open, em 2001, e Wimbledon, em 2002 - e duas Masters Cup.       

Andre Agassi, ao lado de Pete Sampras, ainda nos anos 80
Lugar - Agassi - Agassi despontou como prodígio no final dos anos 80, se tornou ícone pop na década seguinte, quando realizou batalhas épicas com Pete Sampras, mas foi nos anos 2000 que se firmou como um dos maiores da história. Mesmo veterano, no começo da década, Agassi, então com 31 anos, brilhou como um garoto, chegando a brigar com Lleyton Hewitt, Gustavo Kuerten e Marat Safin pelo topo do ranking mundial, tendo figurado em várias vezes na primeira colocação da lista da ATP. Nesta década, também, o norte-americano de Las Vegas ganhou três Majors, tendo vencido o Australian Open em 2000, 2001 e 2003. No US Open, Agassi também brilhou sendo derrotado apenas na final duas vezes, contra Peter Sampras, em 2002, e Roger Federer, em 2005.

Roddick chegou a três finais de Wimbledon nos anos 2000
Lugar - Andy Roddick -Andy Roddick começou a década prometendo ser um substituto à altura de Agassi e Sampras. O garoto do Nebraska, contudo, não confirmou ser tão bom quanto muitos esperavam. Mesma assim, Roddick conseguiu se destacar no circuito da ATP na última década, conquistando um Grand Slam, o US Open, em 2003, e chegando à final de Majors outras três vezes, em Wimbledon (2004, 2005, 2009).   

Menção honrosa

Embora tenha se limitado a apontar os cinco melhores, a ATP não se esqueceu de outros nomes que abrilhantaram o tênis masculino na década. Gustavo Kuerten, campeão de Roland Garros, em 2000 e 2001, e campeão da Masters Cup de 2000, em Lisboa  foi um dos mencionados. Marat Safin - rival de Guga à época e campeão do US Open, em 2000, e do Australian Open, em 2005 -, Pete Sampras - segundo maior campeão de Grand Slam da história e vencedor de Wimbledon, em 2000, e do US Open, em 2002 - e David Nalbandian - campeão da Masters Cup, em 2005 - também foram lembrados.   

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Nadal propõe novas regras para o calendário da ATP

+ De volta às quadras, Henin quer o troféu de Wimbledon

+ Em noite de gala, RevistaTênis premia os melhores do tênis nacional

+ Ferrer conta que chegou a chorar de raiva durante a partida contra Stepanek

+ Prêmio Tênis celebra hoje os melhores do ano


ESPECIAL:As 10 maiores zebras da história - Uma eleição de derrotas que chocaram o mundo nos últimos anos (Confira!)

Felipe De Queiroz

Publicado em 14 de Dezembro de 2009 às 10:03


Notícias