Feito

Às vésperas do Pan, Thomaz Koch relembra ouro histórico sobre Arthur Ashe em Winnipeg/1967

Ex-tenista gaúcho acumula quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e contou detalhes de uma das vitórias mais marcantes da carreira


Thomaz Koch relembrou grande conquista nos Jogos de Winnipeg, em 1967, quando bateu mito Arthur Ashe
Onze medalhistas no tênis em Jogos Pan-Americanos estarão reunidos no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro, entre sexta-feira (26) e domingo (28) para a terceira etapa do Itaú Masters Tour - circuito de veteranos da América do Sul e um desses personagens é Thomaz Koch.

Figura consagrada por seu jogo clássico de saque-voleio, Koch foi e ainda é o maior participante de confrontos da Copa Davis pelo Brasil (jogou 16 anos consecutivos). Às vésperas do Pan de Guadalajara, no México, o gaúcho de Porto Alegre relembrou grandes momentos de sua participação nos Jogos.

Koch foi medalha de ouro em simples e duplas (com Edson Mandarino) em Winnipeg-1967 e depois - como capitão -, ouro por equipes em Indianápolis-1987 e Havana-1991. O brasileiro se lembra com detalhes da vitória sobre o norte-americano Arthur Ashe, que se tornaria um mito do tênis, no Pan-1967.

Ashe foi número 1 do mundo em 1969 e venceu três Grand Slams na carreira
"Foi maravilhoso vencer o torneio com a torcida brasileira, com atletas do basquete liderados pelo Amauri Passos dando a maior força na vitória contra o Ashe. Na época, o comparavam ao Cassius Clay", que ainda não havia mudado seu nome para Mohammad Ali. "E ainda venci a dupla com o Mandarino, meu parceiro de tantas batalhas", acrescentou, fazendo alusão à bem-sucedida parceria que ajudou demais o país na Davis.

Em 1963, aos 18 anos, Thomaz era o melhor tenista do mundo em sua idade e chegou às quartas-de-final do US Open. Ganhou uma série de grandes torneios internacionais, entre os quais o de Barcelona, em 1966, em cima do espanhol Manolo Santana, e o torneio de Washington, em cima de Ashe, vencedor de três Majors e ex-líder do ranking (1969).

Koch alcançou ainda as quartas-de-final de Wimbledon, em 1967, e de Roland Garros, em 1968, e foi campeão de duplas mistas no Grand Slam francês em 1975. Aos 29 anos de idade, chegou à sua melhor colocação no ranking, a de número 24.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ 'Sharapova' brasileira, Bia Maia ganha moral de Guga e sonha disputar profissional

Novo usuário do Twitter, André Sá recebe boas vindas de Guga e Cia

Em busca de estrear nos Majors, Feijão lidera brasileiros no quali do US Open

Orgulhoso, Pardal vibra com ascensão de Feijão: "Agora é a parte legal do circuito"

Fora de Washington, Bellucci lamenta: "Errei mais do que devia"

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Da redação

Publicado em 24 de Agosto de 2011 às 06:42


Notícias