Brasileiro

Árbitro brasileiro afirma que o tênis é muito mais importante hoje do que antigamente

Carlos Bernardes, considerado um dos melhores juízes do circuito profissional, fala sobre sua carreira no tênis


O juiz brasileiro Carlos Bernardes está há mais de 20 anos na profissão e é um dos melhores do mundo. Em entrevista a um site espanhol, o árbitro disse que o tênis é muito mais importante hoje do que há alguns anos.

Bernardes começou a carreira de árbitro aos 20 anos, "por curiosidade". Ele estudava engenharia mecânica e nos horários livres jogava tênis. "Um dia foi organizado a Copa Federação, reunindo tenistas de 16 países diferentes. O evento era tão grande que faltavam 120 juízes de linha e eu me inscrevi para saber como era. Ali começou tudo", contou.

O brasileiro comparou também a arbitragem do futebol com a do tênis. "O futebol é, de longe, muito mais difícil de arbitrar do que o tênis. Não temos os 22 jogadores, nem os treinadores ou os 50.000 espectadores do estádio. É muito diferente", explicou.

O árbitro revelou que não tem um jogador preferido, pois se interesse pelo jogo dos dois atletas que estão jogando. "Eu gosto de saque-e-voleio; eu jogava assim e adoro ver os tenistas jogando dessa forma", disse Bernardes. "O tênis é muito mais importante agora do que era antes; é algo que noto pela quantidade de gente que vem falar com nós (juízes). Antes o fã não conhecia nenhum juiz."

Bernardes ainda disse que é a favor do 'olho de falcão', mas que seria mais justo se fosse para todos os jogadores, já que atualmente é algo exclusivo para os melhores do ranking. Segundo o brasileiro, "é muito diferente jogar uma partida com o 'olho de falcão' ou sem ele; quando o tem, o jogador tem uma tranqüilidade que lhe permite se despreocupar dessas coisas. Eu gosto de tecnologia, mas gosto que as oportunidades sejam dadas para todo mundo".

ESPECIAL:Entrevista - Carlos Bernardes- Se há tempos o Brasil não tem um tenista top, ao menos temos alguns brasileiros representando o País nos mais importantes torneios. Nossos árbitros estão entre os melhores do mundo e um deles conseguiu algo "impossível": fazer a final de um Grand Slam (Confira!)

ESPECIAL: Profissão: Tenista- É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira!)

Carla Destro

Publicado em 2 de Junho de 2009 às 11:31


Notícias