Serviço mortal

Aprenda o saque slice

Três passos para dominar o golpe que pode tirar o equilibrio do seu adversário


1. Como em qualquer tipo de serviço, um saque slice efetivo começa com um bom toss. Ele deve ser um pouco mais para a direita do que o normal (se você é canhoto, o lançamento deve ser um pouco mais para a esquerda). Não mexa muito no seu toss, contudo. Se a bola for muito para a direita, você terá que se esticar para alcançá-lo e também vai telegrafar sua intenção para seu oponente. A diferença no lançamento deve ser pequena e difícil de perceber do outro lado da quadra. A dica de saque comum “tudo para baixo, tudo para cima”, é coisa do passado. A bola pode estar para cima e a raquete ainda permanecer baixa. Ela eventualmente irá se ajustar para a tradicional posição de W, mas não vai car lá por muito tempo. Ao atrasar o movimento do braço da raquete, você tornará o seu swing mais uido e gerará mais velocidade na cabeça da raquete.

2. Para bater um saque slice, você precisa “escovar” o lado de fora da bola. Imagine que a cara da bola seja um relógio e desenhe uma linha reta das 9h às 15h. Esse é o ângulo de ataque – geralmente o descrevo como descascando a laranja. Você não está tentando cortar a bola ao meio, como a palavra “slice” (do inglês fatiar) sugere aos alunos. E você ainda precisa bater para cima e para fora nesse saque. Muitas pessoas tentam bater envolta da bola e perdem o aquela laçada para cima e para fora nos movimentos de saque.

3. Uma coisa importante ao ver imagens de saque é que você não saberia dizer se foi um slice se não percebesse a direção da bola. A inércia do sacador leva-o para dentro da quadra e o pulso prona como sempre. A cabeça permanece ereta e o ombro direito mais alto do que o esquerdo. A partir da perna estendida completamente, você pode dizer quanta energia foi direcionada para esse saque. Você não deve fazer um swing mais lento para esse serviço do que para os outros, apenas o ângulo de ataque muda.

Ajay Pant

Publicado em 26 de Abril de 2016 às 09:10


Notícias