Declaração

Após volta aos EUA, Del Potro revela que não aguentou a pressão quando estava no topo

Argentino não atuava no país desde o título no US Open de 2009 e comentou sobre o delicado momento pelo qual passou fora das quadras


Divulgação
Título no US Open em 2009 havia sido a última vez que Del Potro atuou nos EUA
O inédito título do US Open em 2009 foi o ponto mais alto da carreira de Juan Martin Del Potro. Ali, o jovem era o primeiro jogador a conquistar um Grand Slam batendo no mesmo evento Rafael Nadal e Roger Federer. Porém, a glória em Nova York foi exatamente a última vez que o jogador competiu em solo norte-americano até a última terça-feira.

Divulgação
Del Potro tenta voltar aos melhores dias no tênis após sofrer lesão em 2010
Após mais de um ano fora das competições no país que o consagrou, Del Potro estreiou no ATP 250 de San Jose com vitória diante do russo Teymuraz Gabashvili em sets diretos. Assim, o argentino chegou ao terceiro triunfo na temporada após as vitórias em Sydney e no Aberto da Austráliae enfrenta agora o eslovaco Lukas Lacko por uma vagas nas quartas-de-final do evento californiano.

Del Potro passou por um ano difícil em 2010, obrigado a parar por nove meses devido a uma grave lesão no pulso direito. Com o longo período ausente das quadras, o ex-top4 despencou no ranking, ocupando atualmente a 485ª posição. Em entrevista à imprensa local, o sulamericano explicou um pouco de sua irregularidade apresentada na volta ao circuito. "Vocês podem ver quando eu jogo. Tenho facilidade para fazer minha melhor jogada tanto quanto rebater uma bola três metros fora", exemplificou.

Ron C Angle (TPL)
Argentino explicou o quanto foi difícil seu período fora das quadras em 2010
Durante sua recuperação em Tandil, sua cidade natal, Del Potro comentou sobre o que o incomodava em relação à contusão e fez questão de dar créditos a várias pessoas que o apoiaram na delicada situação. "Foi mais difícil para mim antes da cirurgia e em momentos em que ninguém sabia o que tinha de errado com minha lesão. Mas a minha família, meus amigos, meus técnicos me ajudaram bastante. Eles não ligam se eu jogo tênis ou se trabalho em um supermercado. Eles querem o melhor para mim e me ajudam com tudo", declarou Del Potro, que foi submetido a uma operação em maio do ano passado.

Divulgação
Ex-top4, Del Potro quer sequência de jogos para readquir forma e bom nível no circuito
Ex-integrante do grupo dos melhores jogadores do circuito, o argentino confessou que sentiu a pressão de ter vencido um Grand Slam. A pouca idade foi influente para que ele não conseguisse suportar a responsabilidade de mostrar o melhor nível dentro da quadra. "Eu fiquei assustado. Sentia que todo o mundo queria me ver novamente jogando e foi muita pressão sobre mim", afirmou, se referindo à volta precipitada no ano passado nos torneios em Bangkok e Tóquio. Em ambos os eventos, Del Potro não conseguiu vencer um set, optando depois por encerrar seu ano.

Para esta temporada, o atleta de 23 anos deixa claro que não há pressão por resultados mas que precisa de uma sequência de partidas para readquir a boa forma e ter novamente a confiança em seu jogo. É a opinião também do treinador Franco Davin. "A volta é muito difícil. Um ano parado neste nível é muito complicado. Mas eu tenho confiança que Juan (Del Potro) voltará a jogar seu melhor tênis, mas não podemos apressar nada", analisou o argentino, que também treinou Gaston Gaudio.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Nadal e Wozniacki encabeçam lista para o fortíssimo Torneio de Miami

+ Masters 1000 de Monte Carlo promoverá exibição entre Wozniacki e Schiavone

+ Sampras elogia Monfils, mas admite que francês terá trabalho na luta por Major

+ Roddick abre mão de San Jose para conferir estreia de esposa nos cinemas

+ Nadal desbanca Messi e Vettel e é nomeado o Melhor Atleta de 2010

ESPECIAL: Terra de gigantes - Us Open 2009 terminou com a volta triunfal de Clijsters e a ascensão de Juan Martin Del Potro (Confira!)

Da redação

Publicado em 9 de Fevereiro de 2011 às 10:36


Notícias