Opinão de Campeão

Após viagem ao Rio, Agassi elogia trabalho da polícia e classifica Brasil como "potência do futuro"

Norte-americano se impressionou com carinho dos cariocas e com a força policial para combater tráfico no Rio; ex-tenista vê país como um dos mais fortes para o futuro


Divulgação
Dois campeões fizeram uma partida para reeditar duelo em Lisboa há dez anos quando Guga se tornou número um
Após o duelo contra Guga no Rio de Janeiro há duas semanas, que reeditou a histórica vitória do brasileiro na Masters Cup de Lisboa em 2000 que o colocou no topo do tênis mundial, André Agassi finalmente retornou aos Estados Unidos. E, para não deixar dúvidas da ótima recepção do povo brasileiro, o norte-americano escreveu no website de sua Fundação as experiências de sua nova passagem pelo país que o lançou ao mundo do esporte.

Campeão em 1987 de um torneio em Itaparica, Agassi sempre teve muito carinho pelo país do futebol e, principalmente, das mulheres. Afirmando estar revigorado, o campeão de oito Majors na carreira ficou impressionado pelas características do 'novo' Brasil que encontrou em sua passagem pelo Rio. "Estou de volta de uma viagem intensa, mas muito agradável ao Brasil. É um lugar que realmente impressiona os turistas, os sentidos, as cores, a música, a paixão pela vida, tudo trabalhado em conjunto para fortalecer e me inspirar novamente", afirmou o ex-número um do mundo.

Divulgação
Agassi recebeu uma homenagem da organização da partida amistosa contra Guga no Rio
Considerando Guga como um ótimo amigo e um grande ser humano, o ex-jogador também enfatizou a imagem que o catarinense traz para o povo brasileiro, que encontra no ídolo de Florianópolis uma forma de representar a classe e o seu país. "Não tenho nem palavras suficientes para dizer sobre Guga e o seu país. A multidão parece absorver quem realmente ele é, muito mais do que um atleta, mas um ser humano incrível que representa seu povo e sua classe. Eles realmente sentem essa energia por ele e me fizeram sentir-se em casa também", comentou Agassi.

Diante de uma torcida que demonstrava carinho com o anfitrião ao mesmo tempo que reverenciava o sucesso do norte-americano natural de Las Vegas, Agassi rasgou elogios ao Brasil, dizendo que todo carinho do povo brasileiro é espelho de uma nação que cresce a cada dia no cenário internacional. "A torcida realmente fez um espetáculo, realmente eles me fizeram me sentir muito bem. O Brasil é uma potência emergente, tem uma economia em rápido crescimento, cultura vibrante e que será palco de dois grandes eventos esportivos internacionais nos próximos anos (Olimpíadas e Copa do Mundo)", declarou o veterano de 40 anos. Além da bela impressão que marcou sua nova passagem pelo país, o norte-americano se surpreendeu com o apoio dos cidadãos cariocas com a polícia no combate ao tráfico, que mexeu com a cidade fluminense dias antes da exibição do Maracanãzinho. "Uma nota que me impressionou nessa viagem foi o trabalho da polícia em reprimir algumas partes indesejáveis da sociedade do Rio, que poderia ter criado medo e a desconfiança da polícia por toda a cidade. Não é de hoje, eu vi pessoas aplaudindo e aclamando os policiais como heróis de guerra nas ruas. Esse fato lhe mostra o bom caráter do seu povo, como acontece no Brasil", completou o dono de 60 títulos da ATP.

De volta à Las Vegas, o norte-americano quer apenas descansar após dias exaustivos nas terras brasileiras. No final, Agassi demonstrou satisfação com o nível apresentado diante de Guga e apenas lamentou fato da idade já estar pesando para o campeão. "Tivemos uma partida muito disputada, mas infelizmente, para meu corpo, parece que passaram dez anos 'de cachorro'. Agora é hora de deixar a raquete de lado, dar um breve descanso e começar a agir como um homem de quarenta anos de idade novamente", concluiu de bom humor o carismático norte-americano.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Ao lado de Verdasco e Tsonga, Murray apresenta coleção para a Austrália

+ Feijão lidera legião brasileira rumo ao quali do Aberto da Austrália

+ Com aval de diretor, Sharapova pode receber convite para Premier de Sydney

+ Após anunciar volta, Paes revela não ter certeza sobre parceria com Bhupathi

+ "Recepção de La Bombonera é maior do que um Grand Slam!", declara Del Potro em comercial

PERFIL:Herói? - A autobiografia de Andre Agassi nem havia sido lançada e já causava estragos devido a declarações bombásticas. Muitos se perguntam por que ele fez revelações que podem manchar sua carreira   (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Dezembro de 2010 às 09:01


Notícias