Copa Davis

Após derrota na Índia, Guga reconhece: "Não podemos ter expectativas muito altas"

Ex-número do mundo e Fernando Meligeni lamentaram bastante a derrota de virada para os indianos no último final de semana


Marcelo Ruschel (Poa Press)
Thomaz Bellucci não suportou o forte calor em Chennai no confronto contra a Índia
O tênis brasileiro parece carregar ainda as sequelas da surpreendente derrota diante da Índia pela repescagem do Grupo Mundial da Copa Davis. O time comandado por João Zwetsch, que chegou a estar vencendo o confronto por 2 a 0, foi alvo de comentários de Gustavo Kuerten e Fernando Meligeni, grandes estrelas que representaram o país na elite do tênis mundial, chegando à histórica semifinal em 2000. 

Ex-número um do mundo e principal jogador de simples do Brasil na Davis por muitos anos, Guga lamentou o resultado do confronto em Chennai em sua página no Twitter. "Inacreditável o resultado da Davis, que sirva de experiência para todos." Mas o catarinense também fez elogios à equipe brasileira e aproveitou para enaltecer o time adversário, que mostrou muita garra para virar um confronto praticamente perdido. "Nossa equipe é trabalhadora, merece melhores resultados no futuro. Lamento pelo Brasil! Parabéns à Índia! Excelente trabalho ao virar depois de estar perdendo por 2 a 0. Boa sorte no Grupo Mundial." 

Enquanto Guga tentou usar um tom um pouco mais ameno, Fernando Meligeni tentou ser um pouco mais crítico com a equipe, levantando algumas questões que gostaria que fossem respondidas. "Ficou mal explicado aquele abandono do Bellucci. Até aquele ponto, o confronto estava correndo como planejado. Ele disse que teve um pouco de dificuldade para respirar. Tenho dificuldade para respirar a toda hora", afirmou Meligeni, que realizou grandes batalhas em sua carreira pela Copa Davis e no circuito. 

Fininho lembrou do confronto contra a França, em 1999, no carpete de Pau, onde Guga disputava o primeiro ponto contra Sebastien Grosjean e sentia câimbras, quando perdia por 2 sets a 1. "Naquele jogo, o Larri gritava desesperado para o Guga não abandonar. O Guga não só ficou na partida, como virou o jogo (com 9 a 7 no quinto set). Uma coisa é abandonar a partida em Roland Garros, como aconteceu com o Bellucci em 2009. A responsabilidade é individual. Outra é largar uma partida de Copa Davis, que você representa o país", afirmou Fininho,  que apontou que o ponto perdido por Bellucci ajudou mentalmente os indianos para vencer o duelo. 

Em 2011, o Brasil disputará novamente o Zonal Americano, em que tentará a sexta repescagem consecutiva para o Grupo Mundial. Porém, se o sentimento para antes do confronto na Ásia era de grande expectativa para a volta à primeira divisão, para o próximo ano a confiança diminui um pouco diante da realidade da equipe brasileira. "Precisamos ter uma equipe mais sólida. Nossa equipe ainda é vulnerável, não podemos ter expectativas muito altas. Precisamos ter mais maturidade, nosso time é imprevisível", afirmou o tricampeão de Roland Garros (1997, 2000 e 2001).

Mais notícias sobre a Copa Davis...

+ Herói na Colômbia, Fish aponta "maior conquista da carreira"

+ Após virada, Sérvia conta com a torcida para realizar "sonho" na Davis

+ Cinco duplas podem garantir a vitória de seus países neste sábado

+ Monfils: "Se mantiver esse nível, posso ganhar um Grand Slam"

+ Após vitória, Mello afasta polêmica, elogia os indianos e agradece apoio dos brasileiros


ESPECIAL:Um passeio em Bauru- Relembre  a vitória brasileira em cima do Uruguai, que classificou a equipe para enfrentar os indianos (Confira!)


Da redação

Publicado em 21 de Setembro de 2010 às 08:50


Notícias