Na boa...

Após bi do US Open, Nadal reconhece: "ganhar os quatro Grand Slams no ano é impossível"

Espanhol afirmou que hoje há muitos jogadores na briga pelos títulos na Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Nova York: "é difícil você estar 100% em todos esses torneios"


Nova York (Estados Unidos) - Quando ficou sete meses parado entre 2012 e o começo desse ano, Rafael Nadal não tinha certeza se conseguiria voltar aos melhores dias. Quer dizer, ele, mesmo, tinha total confiança na sua capacidade, porém muitos críticos sequer cogitavam que o espanhol estivesse no auge em 2013. Pois o jogador de 27 anos deu a volta por cima nos sete meses de competição e, na última segunda-feira, levou o bicampeonato do US Open.

Nadal deu a volta por cima em 2013 e, ontem, levou o bi do US Open

Em entrevista coletiva após a vitória sobre Djokovic, Nadal, todavia, afirmou que hoje é impossível um jogador completar o Grand Slam do calendário, ou seja, vencer todos os quatro Majors (Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open) no ano. 

"Ganhar todos os quatro Grand Slams em um ano é impossível para qualquer um", declarou o ibérico. "Essa é minha opinião. Veremos, mas hoje os melhores jogadores estão nas finais em todas as vezes, então, para vencer um torneio como esse, você deve vencer Roger [Federer], David [Ferrer], Andy [Murray], contra Novak [Djokovic]. Esses jogadores não estão perdendo nas primeiras rodadas, então torna impossível estar 100% em todo torneio. Então quando o seu nível de jogo cai um pouco, você irá perder desses jogadores, que estão 100%", explicou. 

Nadal chegou perto de completar a coleção dos Grand Slams ao mesmo tempo após os títulos de Roland Garros, Wimbledon e US Open em 2010, mas caiu nas quartas de final do Australian Open em 2010 e 2011. Nessa temporada, entre os títulos de Roland Garros e o US Open, ele surpreendentemente perdeu na estreia de Wimbledon - uma de suas três derrotas em 2013. 

Com o bi em Nova York, antes tinha levantado o troféu de Roland Garros pela oitava vez, o espanhol possui 13 taças de Grand Slam, ficando apenas atrás de Roger Federer (17) e Pete Sampras (14) no quesito simples.

"Para mim, é muito mais do que sempre sonhei. Continuarei a trabalhar duro. Continuarei a fazer minhas coisas para continuar competitivo no futuro, e para ter mais chances de vencer torneio como este aqui. Treze é um número fantástico", comentou Nadal.

Agora, o objetivo de Nadal passa a ser múltiplo no sentido de quebrar mais marcas: ele pode reassumir a liderança do ranking da ATP; ultrapassar seu recorde de títulos em uma mesma temporada, que são de 11 em 2005; vir a ser o primeiro jogador a conquistar mais de cinco Masters 1000 em uma mesma temporada; e somar um dos únicos troféus que ainda não tem, o do ATP Finals de Londres.

Por Matheus Martins Fontes, da redação

Publicado em 10 de Setembro de 2013 às 10:15


Notícias Rafael Nadal US Open bicampeonato Novak Djokovic Grand Slams impossível