Saindo de Cena

Após ano conturbado, Arantxa Sánchez deixa comando do time da Espanha da Fed Cup

Ex-líder da WTA não foi bem em 2012 com reveses que colocaram país na 2ª divisão do torneio, além de não entrar em consenso com presidente da RFET


Como continuação da recente insatisfação dos principais nomes do tênis feminino do país em relação à gestão do atual presidente, José Luis Escañuela, a ex-tenista Arantxa Sánchez Vicario anunciou, nessa segunda-feira, que não vai comandar a Espanha pelo segundo ano consecutivo na Fed Cup, torneio mundial entre países.

Sánchez Vicário (última à dir.) comandou Espanha na Fed Cup em 2012
A ex-tenista havia tomado conta do time espanhol na competição há mais ou menos um ano, porém os maus resultados - derrotas contra a Rússia e a Eslováquia, as quais culminaram com o rebaixamento das ibéricas para o Grupo II - aliados com desentendimentos com Escañuela e Anabel Medina Garrigues, uma das principais jogadoras do país, pesaram o clima para a permanência no cargo.

"Desejo que esta decisão sirva para a RFET (Real Federação Espanhola de Tênis) tomar as medidas e decisões necessárias para tornar possível uma mudança radical nas metas do tênis feminino. Sempre estarei disposta a dar meu apoio na medida do possível. Me senti respeitada e querida sempre e esse é o prêmio que mais valorizo. Exatamente por esses valores que respeito tanto, me vejo na obrigação de não continuar", disse a ex-líder do ranking.

Outro fator que pesou contra a renovação por mais um ano de Sánchez Vicario foi o lançamento de sua autobiografia, a qual gerou polêmica no próprio país. A RFET ainda não definiu nomes para assumir o cargo à frente da equipe, que estreia em 2013 diante da Ucrânia, em fevereiro.

Tricampeã de Roland Garros, Sánchez Vicario é a jogadora que mais partidas disputou representando a Espanha pela Fed Cup - em 100 jogos, venceu 72 e levou o país ao pentacampeonato da competição.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

Engraçada ou racista? Wozniacki é criticada por imitação de Serena Williams em São Paulo

Musa argentina, Gisela Dulko anuncia aposentadoria do tênis aos 27 anos

Azarenka disputa WTA de Linz e título pode aproximá-la do objetivo de finalizar ano como nº 1

Beldade do circuito, Wozniacki revela em making off que gosta de usar lingerie sexy

SerenaWilliams esquece "vida de solteira" e estaria namorando próprio treinador

Ex-líder do ranking, belga Justine Henin está esperando seu primeiro filho

Com vaga na semi do US Open, Azarenka se garante na ponta da WTA e é seguida de Sharapova

ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Da redação

Publicado em 17 de Dezembro de 2012 às 18:11


Notícias