História

Após 28 anos de seca, "dobradinha europeia" aparece pelo terceiro ano consecutivo

Até 2008, último a vencer Roland Garros e Wimbledon no mesmo ano havia sido Bjorn Borg


Nadal venceu Roland Garros e Wimbledon em 2010
Em 1980, Bjorn Borg venceu os títulos de Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada pelo terceiro ano consecutivo. Passaram-se exatos 28 anos até que Rafael Nadal, em 2008, repetisse a façanha do sueco, vencendo os dois Majors considerados "opostos" na sequência.

O curioso nessa história é que após quase três décadas sem que o feito de Borg fosse repetido, por três anos consecutivos um tenista conquista os títulos de Roland Garros e Wimbledon na mesma temporada. Em 2008, foi Nadal, que venceu na grama inglesa pela primeira vez. Já em 2009, foi a vez de Roger Federer, que quebrou o jejum de títulos no saibro francês. E, este ano, mais uma vez o "Touro" espanhol conseguiu esta façanha.

Logo após bater o tcheco Tomas Berdych na final em All England Club, o próprio Nadal lembrou da importância de seu feito. "Isto não acontecia desde Borg. Agora aconteceu nos últimos três anos", lembrou o campeão, brincando com a situação. "Como a vida é louca, né?".

Dono de cinco títulos de Roland Garros, dois em Wimbledon e um do Australian Open, Nadal agora busca conquistar pela primeira vez o US Open para completar o chamado "Grand Slam" em sua carreira. O feito, embora pareça comum para um jogador deste nível, só foi alcançado por Roger Federer(SUI), Roy Emerson(AUS), Rod Laver(AUS), Andre Agassi(EUA), Fred Perry(GBR) e Don Budge(EUA).

Mais notícias sobre o torneio de Wimbledon...

+ Oito anos depois, Wimbledon volta a ter o charme e a beleza de Kournikova
+ Nadal é multado em US$ 2 mil por receber instruções do técnico
+ Em época de Copa, Wimbledon tem oito países diferentes nas quartas

+ Kournikova e Hingis jogam chave de veteranos e "estreiam" em Wimbledon

+ Fanáticos, Federer e Serena cobram FIFA e pedem arbitragem eletrônica no futebol

ESPECIAL:Tênis, custe o que custar! - Felipe Andreoli, o descontraído repórter do programa CQC, não perde o bom humor sequer dentro de quadra (Confira!)

Da redação

Publicado em 5 de Julho de 2010 às 15:25


Notícias