Semana perfeita

Andy Murray: o novo número um do mundo

Título inédito do Masters 1000 de Paris veio acompanhado do topo do ranking ATP


No dia 17 de agosto de 2009, Andy Murray sentia o gosto da vice-liderança do ranking ATP pela primeira vez. Agora, cerca de sete anos depois, o tenista experimenta o inédito posto de número um do mundo. Embora oficializado só nesta segunda-feira, o britânico já sabia que assumiria a ponta desde o último sábado, quando por desistência de Milos Raonic, o britânico avançou à final do Masters 1000 de Paris. Dono da posição durante as últimas 122 semanas, o sérvio Novak Djokovic parou nas quartas de final, perdendo o troféu do torneio e o título de melhor do mundo para o arquirrival.

Sem perder a 19 jogos, a vitória de Murray neste domingo contra o norte-americano John Isner por parciais de 6/3, 6/7 (4-7) e 6/4 lhe trouxe o oitavo título da temporada e a conquista inédita em Paris – a cereja do bolo em uma semana histórica. Aos 29 anos, Murray tornou-se o 26º tenista a alcançar o topo do ranking ATP, desde sua criação em 1973, e o segundo mais velho a conseguir o feito, ficando atrás somente do australiano John Newcombe. Além de ser o primeiro britânico a atingir a façanha como tenista de simples; já que seu irmão debutou, também neste ano, na liderança dos duplistas.

“Conseguir o número um não diz respeito a hoje, mas aos últimos 12 meses de torneios. Recentemente, eu tenho vivido a melhor fase da minha carreira e estou muito orgulhoso de conseguir o posto de melhor do mundo, que foi um dos meus objetivos durante os últimos anos”, comemorou Murray. Merecidamente, o presidente da ATP, Chris Kermode, parabenizou o tenista: “Andy tem trabalhado duro e mostrado dedicação e determinação para alcançar a liderança. É difícil pensar em um tenista que mereça isso mais do que ele. Este reconhecimento só confirma sua ótima temporada e seu status de melhor tenista do mundo”.

Da redação

Publicado em 7 de Novembro de 2016 às 12:59


Notícias Ranking ATP Masters 1000 de Paris Andy Murray Novak Djokovic Jonh Isner Milos Raonic