WTA Finals

Análise: Favoritas ficam pelo caminho em Singapura e menos cotadas surpreendem

WTA Finals terá campeã inédita pelo quarto ano consecutivo


Foto: Divulgação/WTA

É difícil falar em "azaronas" quando se trata de uma competição na qual participam as oito melhores tenistas da temporada, mas o WTA Finals deste ano realmente teve surpresas entre a quatro semifinalistas.

Além de Simona Halep, líder do ranking e fora da temporada por conta de uma lesão nas costas, o torneio também não contará com as outras quatro melhores jogadoras do ano e cabeças de chave #1, #2, #3 e #4 em Singapura. Em ordem, Angelique Kerber, Caroline Wozniacki, Naomi Osaka e Petra Kvitova.

Confira também: Entrevista exclusiva com o duplista Marcelo Melo

A maior surpresa talvez tenha sido a campanha ruim da japonesa Osaka, grande nome do segundo semestre após ganhar o título do US Open. Estreante na competição, a jogadora de 20 anos foi derrotada em suas duas partidas iniciais e precisou se retirar do duelo derradeiro, contra a holandesa Kiki Bertens, quando o placar marcava 6/3 para a adversária. A campanha em Singapura passa longe de apagar seu ano iluminado e só reforça sua luta para se acostumar com o papel de favorita mesmo com pouca idade.

Entre as classificadas, destaque para as duas tenistas ainda invictas e, por conta disso, líderes em seus grupos. Cabeças de chave #5 e #8, a norte-americana Sloane Stephens e a ucraniana Elina Svitolina venceram ambas suas três partidas, sendo duas delas equilibrados confrontos resolvidos em três sets.

Cada uma delas venceu 44 e perdeu 33 games durante a fase de Round Robin, avançando com um percentual de 57,14% neste quesito. De fato, as duas chegam embaladas para as fases decisivas com certo favoritismo e precisarão provar seu talento em busca do troféu inédito na carreira. 

Ex-número #1 do mundo, Karolina Pliskova é outra que não é considerada zebra e promete complicar a vida de Stephens, sua oponente pela vaga na decisão do torneio. Um fato motivador para ela chegar com possibilidades de vitória é o resultado do último confronto, pelo Premier Mandatory de Madri deste ano. Pelas oitavas de final, Pliskova não deu chances à adversária e fez 6/2 e 6/3 para selar a classificação.

Sloane, por sua vez, tem a vantagem no confronto direto por ter vencido os outros dois embates, incluindo o penúltimo, em Pequim 2015. Este duelo, aliás, foi o único entre elas disputado em quadras duras, piso semelhante ao do torneio de Singapura.

Uma das mais surpreendentes jogadoras da temporada, a holandesa Kiki Bertens foi a segunda colocada do Grupo Vermelho e agora desafia Svitolina. Aos 26 anos de idade, ela faz a melhor temporada da carreira, somando nada menos que 44 vitórias em 65 partidas antes do Finals. 

Bertens sagrou-se campeã também em três competições, incluindo a vitória surpreendente no Premier 5 de Cincinnati, onde desbancou Halep. Pesa a seu favor também o 6/4 e 6/4 marcado em cima da própria Svitolina no torneio norte-americano. No duelo anterior entre elas, a vencedora foi Elina, de modo com que o embate deste sábado será o desempate.

Programação deste sábado com transmissão do Canal Sony:

Quadra Central
Não antes de 05h00
[8]Bertens x [6]Svitolina
Não antes de 08h30
[5]Stephens x [7]Pliskova

Por Guilherme Souza e Vinicius Araujo

Publicado em 26 de Outubro de 2018 às 19:53


Notícias WTA Finals Elina Svitolina Sloane Stephens Karolina Pliskova Kiki Bertens