Lenda

Agassi completa hoje quatro anos oficialmente fora do circuito profissional

O mito norte-americano jogou profissionalmente por quase 21 anos, conquistando oito Grand Slams e outros 53 títulos


Andre Agassi entrou para a história como um dos únicos vencedores dos quatro Grand Slams
No dia 3 de setembro de 2006, após ser derrotado pelo alemão Benjamin Becker por três sets a um (5/7, 7/6[7/4], 4/6, 5/7) na terceira rodada do US Open, o norte-americano, Andre Agassi, entrou oficialmente para a lista dos grandes tenistas mundiais que um dia proporcionaram históricos eventos, mas que hoje é história para contar às novas gerações.

Em uma carreira muito vitoriosa, o norte-americano se tornou um dos poucos tenistas no mundo que conseguiram conquistar todos os quatro torneios Grand Slam do circuito mundial, com quatro títulos do Aberto da Austrália, dois US Open, um Roland Garros e um Wimbledon. Ao todo, o tenista conquistou 870 vitórias e 274 derrotas, levantando a taça em 61 competições.

O que poucos sabem é que o tenista teve uma forte relação com o Brasil em sua carreira. Por um lado, nosso país traz uma lembrança especial ao tenista. Foi na 2ª edição do torneio de Itaparica, na Bahia, que o cabeludo jovem norte-americano de 17 anos conquistou seu primeiro título profissional, derrotando o brasileiro, Luiz Mattar na final.

Por outro lado, Agassi travou uma grande rivalidade com Gustavo Kuerten, disputando diversas partidas importantes no final dos anos 90 e início deste século, quando já era conhecido por sua cabeça careca. Embora tenha sido vitorioso neste confronto, com sete vitórias e quatro derrotas, a partida mais importante foi vencida por Guga, na final da Masters Cup de 2000, título que conquistara apenas em 1990, quando ainda era chamado de ATP Tour World Championship.

Este ano, Agassi está realizando um tour de despedida ao redor do mundo, fazendo diversos jogos-exibição contra seu compatriota - ainda mais vencedor na carreira - Pete Sampras. Há algumas semanas eles estiveram na Colômbia e a partir de amanhã farão alguns eventos na Costa Rica. A apresentação no Brasil ainda não tem data definida, mas Guga já negocia um jogo especial no país.

Veja o emocionante discurso de Andre Agassi na quadra central do US Open em 2006...

 

Tradução: "O placar diz que eu perdi hoje, mas o que o placar não diz é o que conquistei. Nos últimos 21 anos, eu conquistei lealdade: Vocês me empurraram em quadra e também na vida. Eu conquistei generosidade: Vocês me deram seus ombros para me apoiar, para alcançar meus sonhos, sonhos que nunca poderia ter alcançado sem vocês. Nos últimos 21 anos, eu conquistei vocês, e levarei vocês e a memórias de vocês comigo para o resto de minha vida. Obrigado"

MAIS: Confira um Guia especial para os torcedores fanáticos do US Open

Confira mais sobre nosso especial do US Open 2010...

+ Jogadores relembram a "primeira vez" em Nova York
+ Olho neles...As revelações do tênis norte-americano!
+ Jogadores que amamos: Maria Sharapova
+ Jogadores que amamos: Rafael Nadal
+ Jogadores que amamos: Venus Williams
+ Jogadores que amamos: Roger Federer

Veja também as últimas notícias sobre o Major...

+ Após desmaio, Azarenka desistiu também de jogar a chave de duplas

+ Ivanovic mostra respeito por rival e espera jogar o seu melhor hoje no US Open
+ Confiante, Nadal grava vídeo motivacional para o US Open
+ Em dia de Federer e Sharapova, norte-americanos comemoram 40 anos do tie-break no US Open

+ Na chave feminina, EUA mostram mais uma surpresa no US Open

 

ESPECIAL:Terra de gigantes- Us Open 2009 terminou com a volta triunfal de Clijsters e a ascensão de Juan Martin Del Potro (Confira!)

Da redação

Publicado em 3 de Setembro de 2010 às 12:56


Notícias