WTA quer mudar as regras do controle de antidoping

Depois de muitas reclamações, a entidade estuda alterar o programa

Carolina Almeida em 29 de Janeiro de 2010 às 16:16

A direção da WTA estuda mudar algumas regras do controle antidoping do circuito entre as quais destaca-se a "whereabout", que exige que as atletas informem sua localização em determinados dias e horários. Esta medida, especificamente, já foi bastante questionada.

A obrigatoriedade da localização regular das atletas durante os torneios rendeu muitas discussões após a belga Yanina Wickmayer ser punida por não estar no local combinado por três vezes. A tenista retrucou, afirmando que não havia sido informada corretamente sobre as visitas.

Desde que foi imposta pela WADA, 65 profissionais belgas iniciaram processos judiciais contra a regra, que consideram contrariar a Convenção Européia dos Direitos Humanos.

"Há regras definidas e os atletas profissionais têm de cumpri-las. Se elas precisam ser mudadas? Sim, e estamos defendendo tais mudanças em relação ao whereabout", afirmou a presidente da WTA, Stacey Allaster.

Segundo Allaster, o programa, de tolerância zero, é aceitável desde que alguns procedimentos sejam modificados. As atletas afirmam que nem elas próprias conseguem ter certeza do horário e local que estarão durante a temporada de torneios.

Mais nótícias sobre o mundo do tênis...

+ Final feminina do Open mostrará os "opostos de sucesso"

+ Murray supera Federer nas estatísticas

+ "O primeiro set será decisivo para Murray", garante Federer

+ Nadal pode voltar às quadras fora do top 5

+ "Não estou nada preocupado", afirma Nadal

ESPECIAL:Profissão: Tenista - É possível ganhar dinheiro jogando tênis? A Revista TÊNIS faz as contas e mostra quantos jogos um tenista precisa vencer em cada tipo de torneio para poder sobreviver no circuito (Confira!)

Notícias

Mais Notícias