Toni Nadal negou que sobrinho baseie seu jogo apenas na parte física e citou a questão mental, ponte forte do jogo de Rafa segundo o treinador
Da redação em 28 de Outubro de 2011 às 08:20
Para Toni, Nadal não baseia seu jogo só no físico e apontou o mental como primordial no tênis |
O treinador afirmou que, para um atleta top, não há como se sustentar no melhor de seu nível apenas baseando o jogo em um aspecto. "À medida que o tempo foi passando, sua condição técnica [de Nadal] melhorou consideravelmente. Não é tão plástico quanto Federer? Claramente. Mas não se pode achar que se baseia no físico. Isso não faz tanto sentido", analisou.
Toni aproveitou para opinar sobre o que considera essencial para um jogador ser "perfeito" em quadra e mencionou dois rivais conhecidos de Rafa no circuito. "O tenista perfeito teria a coordenação e facilidade de golpear de Federer, a tática e sacrifício de Djokovic e a parte mental de Rafael", comentou.
Quando a questão é ser um campeão como acontece com Nadal, o papel do técnico é muito mais importante nessas ocasiões. Por isso, Toni confirma que sempre procura ser o mais rigoroso possível com o pupilo para que continue a evoluir no esporte.
Tio de Nadal afirmou que sobrinho chegou ao topo do tênis por ser disciplinado |
Segundo Toni, a disciplina é algo essencial para o sucesso de um jogador e a parte mental é o que mais destaca Nadal dos demais atletas. "Nadal jamais jogou uma raquete no chão. Primeiro, porque seria um prejuízo econômico. Segundo, porque isso significa se curvar diante das adversidades e isso nunca foi permitido para ele", revelou.
Para concluir, Toni explicou a recente dificuldade do sobrinho em seus jogos nessa reta final da temporada. Para o treinador, o saque de Nadal não teve o efeito esperado por ambos muito mais pela coordenação do atleta, que assim como Carlos Moyá, também ex-número 1 do mundo e amigo de Nadal, é ambidestro.
"Ele tem dificuldade com o saque por ser destro e jogar com a esquerda. Para ele, a coordenação é difícil e, por isso, fica complicado manter a regularidade no serviço. Quanto às lesões, só resta a ele se adaptar e saber lidar com as dores", encerrou.
Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...
+ Confiante, Nadal diz que mobilização dos atletas será decisiva para mudanças no calendário
+ Em casa, Nadal se diverte no golfe ao lado de Sergio Garcia e Boris Becker
+ Nadal trabalha físico para reta final do ano e coloca ATP Finals como prioridade
+ Insatisfeito, Nadal reclama de impostos britânicos: "Está ficando complicado jogar em Londres"
+ Tio de Nadal afirma que pupilo vem tropeçando em Djokovic por conta do nervosismo
ESPECIAL:Rei do Saibro - Paris é uma cidade cheia de atrações, mas, em maio, um espanhol fez história em Roland Garros - Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato no Aberto da França e se tornou o maior vencedor do Grand Slam francês ao lado do sueco Bjorn Borg (Confira)