Até lendas como Arantxa Sanchez Vicario e Conchita Martinez reclamam de gestão de José Escañuela, que não levou o esporte para frente no país
Da redação em 13 de Dezembro de 2012 às 17:51
A maioria das tenistas espanholas resolveu cortar relações com o presidente da Real Federação Espanhola de Tênis (RFET), José Luis Escañuela, ao dizerem que o dirigente havia falhado no compromisso de renovar o tênis feminino local no plano pré-estabelecido de dois anos.
Carla Suarez Navarro é uma das tenistas da Espanha que cortou relação com presidente da RFET |
As únicas atletas notáveis do país que não assinaram a carta foram Anabel Medina Garrigues, Lara Arruabarrena-Vecino e María-Teresa Torró-Flor.
"Há dois anos, nós arranjamos encontros com o presidente para expressar nossa preocupação a respeito da situação do tênis feminino que terminou com um acordo assinado junto ao Conselho Nacional de Esportes. Mas acabou que o acordo não foi cumprido", disse Llagostera Vives.
A Federação declarou que havia proposto um plano nacional em prol do tênis feminino espanhol com um orçamento anual de, pelo menos, US$250 mil.
Por sua vez, as atletas citaram o fechamento do WTA de Marbella em 2012, a venda do WTA de Barcelona para a Áustria, o desaparecimento de 16 ITFs, assim como o cancelamento de duas edições do torneio nacional feminino, como grandes problemas da gestão.
As eleições para a entidade (RFET) serão realizadas no dia 19 de janeiro e as principais jogadoras da Espanha esperam a não-reeleição de Escañuela. Hoje, a Espanha contém seis tenistas dentro do top 100. São elas: Carla Navarro (34º), Lourdes Dominguez Lino (48º), Anabel Medina Garrigues (50º), Lara Arruabarrena-Vecino (79º), Silvia Soler Espinosa (83º) e María-Teresa Torró-Flor (98º).
Confira mais notícias sobre o tênis feminino...
+ Engraçada ou racista? Wozniacki é criticada por imitação de Serena Williams em São Paulo
+ Musa argentina, Gisela Dulko anuncia aposentadoria do tênis aos 27 anos
+ Azarenka disputa WTA de Linz e título pode aproximá-la do objetivo de finalizar ano como nº 1
+ Beldade do circuito, Wozniacki revela em making off que gosta de usar lingerie sexy
+ SerenaWilliams esquece "vida de solteira" e estaria namorando próprio treinador
+ Ex-líder do ranking, belga Justine Henin está esperando seu primeiro filho
+ Com vaga na semi do US Open, Azarenka se garante na ponta da WTA e é seguida de Sharapova
+ Kim Clijsters diz que US Open será um palco especial para sua aposentadoria
+ Sharapova inova e lança própria linha de doces "Sugarpova"
+ Problema no joelho faz Azarenka abandonar o Premier de Montreal
ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)