Tenistas espanholas cortam relação com presidente da Federação por falta de apoio ao tênis feminino

Até lendas como Arantxa Sanchez Vicario e Conchita Martinez reclamam de gestão de José Escañuela, que não levou o esporte para frente no país

Da redação em 13 de Dezembro de 2012 às 17:51

A maioria das tenistas espanholas resolveu cortar relações com o presidente da Real Federação Espanhola de Tênis (RFET), José Luis Escañuela, ao dizerem que o dirigente havia falhado no compromisso de renovar o tênis feminino local no plano pré-estabelecido de dois anos.

Carla Suarez Navarro é uma das tenistas da Espanha que cortou relação com presidente da RFET
Jogadoras como Carla Suarez Navarro, Garbine Muruguzura Blanco, Maria Jose Martinez Sanchez, Silvia Soler Espinosa, Estrella Cabeza Candela, Nuria Llagostera Vives, Arantxa Parrana Santonja, Lourdes Dominguez Lino e Laura Pous Tio, assim como as ex-tenistas Arantxa Sanchez Vicario e Conchita Martinez, concederam uma coletiva de imprensa na última quarta-feira, em que mostraram "toda a decepção e desilusão" com a gestão de Escañuela.

As únicas atletas notáveis do país que não assinaram a carta foram Anabel Medina Garrigues, Lara Arruabarrena-Vecino e María-Teresa Torró-Flor.

"Há dois anos, nós arranjamos encontros com o presidente para expressar nossa preocupação a respeito da situação do tênis feminino que terminou com um acordo assinado junto ao Conselho Nacional de Esportes. Mas acabou que o acordo não foi cumprido", disse Llagostera Vives.

A Federação declarou que havia proposto um plano nacional em prol do tênis feminino espanhol com um orçamento anual de, pelo menos, US$250 mil.

Por sua vez, as atletas citaram o fechamento do WTA de Marbella em 2012, a venda do WTA de Barcelona para a Áustria, o desaparecimento de 16 ITFs, assim como o cancelamento de duas edições do torneio nacional feminino, como grandes problemas da gestão.

As eleições para a entidade (RFET) serão realizadas no dia 19 de janeiro e as principais jogadoras da Espanha esperam a não-reeleição de Escañuela. Hoje, a Espanha contém seis tenistas dentro do top 100. São elas: Carla Navarro (34º), Lourdes Dominguez Lino (48º), Anabel Medina Garrigues (50º), Lara Arruabarrena-Vecino (79º), Silvia Soler Espinosa (83º) e María-Teresa Torró-Flor (98º).

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Engraçada ou racista? Wozniacki é criticada por imitação de Serena Williams em São Paulo

Musa argentina, Gisela Dulko anuncia aposentadoria do tênis aos 27 anos

Azarenka disputa WTA de Linz e título pode aproximá-la do objetivo de finalizar ano como nº 1

Beldade do circuito, Wozniacki revela em making off que gosta de usar lingerie sexy

SerenaWilliams esquece "vida de solteira" e estaria namorando próprio treinador

Ex-líder do ranking, belga Justine Henin está esperando seu primeiro filho

Com vaga na semi do US Open, Azarenka se garante na ponta da WTA e é seguida de Sharapova

Kim Clijsters diz que US Open será um palco especial para sua aposentadoria

Sharapova inova e lança própria linha de doces "Sugarpova"

Problema no joelho faz Azarenka abandonar o Premier de Montreal

ESPECIAL:As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias