Teliana Pereira quebra jejum de 14 anos, é destaque na WTA e supera resultados do masculino em 2013

Pernambucana está nas quartas de final em Bogotá, fato inédito no feminino desde 1999 e melhor resultado do tênis brasileiro na temporada

Matheus Martins Fontes em 21 de Fevereiro de 2013 às 05:44

Na última quarta-feira, Teliana Pereira conseguiu um resultado histórico para o Brasil ao se classificar para as quartas de final do WTA de Bogotá com vitória sobre a francesa Alize Cornet, cabeça de chave número 2 do torneio e atual 36ª do ranking mundial. A pernambucana de 24 anos, assim, se torna a primeira brasileira a vencer duas partidas em um torneio de primeira linha da entidade desde Vanessa Menga em 1999 na mesma competição.

Teliana Pereira bateu favorita na segunda rodada de Bogotá e vai em busca de se aproximar do top 100
Nem mesmo os homens conseguiram ainda em 2013 ganhar duas partidas em um torneio de ponta no circuito - Thomaz Bellucci avançou uma rodada no ATP 250 de Auckland e no Brasil Open. João Souza, o Feijão, parou em Rafael Nadal nas oitavas em São Paulo, enquanto que Rogério Dutra Silva, Ricardo Mello e Guilherme Clezar não superaram a primeira das competições que disputaram.

O feito da nossa número 1 ganhou repercussão até no site oficial da WTA (Associação das Tenistas Profissionais), que destacou a importância de Teliana para o tênis feminino do Brasil, que conta apenas com a nordestina, 156ª do mundo, como única representante no top 300 da lista - a manchete é "seca brasileira termina em Bogotá".

Segundo a página reservada ao torneio colombiano no site da WTA, a romena Alexandra Dulgheru, ex-top 30 e que estava na torcida para a brasileira, declarou que o País verde-amarelo deveria pôr uma estátua para Teliana em sua cidade natal, Águas Belas, no agreste de Pernambuco.

A jogadora, que treina em Curitiba, nunca havia disputado um evento WTA até 2013, porém a ótima campanha nos eventos intermediários no ano passado a colocaram dentro do grupo das 200 melhores, o que a possibilitou tentar entrar nas chaves maiores. Em janeiro, Teliana viajou até a Oceania e buscou ingressar em três competições fortíssimas - Brisbane, Hobart e o Australian Open. Nem mesmo as três derrotas no qualifying a desanimaram e a nordestina voltou para a Fed Cup e os torneios na América do Sul.

Bellucci não passou das oitavas em dois torneios da temporada de 2013
Na semana passada, ela conquistou o vice-campeonato no WTA 125 de Cali em duplas ao lado de Florencia Molinero e chegou às quartas na chave de simples. Após passar a fase qualificatória, Teliana entrou na chave de Bogotá, torneio da série International, e passou pela austríaca Yvonne Meusburger, façanha que o Brasil não alcançava desde Carla Tiene em Acapulco em 2006.

Após passar por Cornet, que já foi 11ª do mundo, a brasileira encara nas quartas de final a tenista de Luxemburgo, Mandy Minella, 90ª da WTA, na sexta-feira. "Essa vitória só mostra que meu trabalho vem dando certo e que tenho tênis para seguir evoluindo ainda mais e avançando mais no circuito e neste torneio", resumiu Teliana. 

Até aqui, o resultado a garante um posto no top 130 aproximando-a do objetivo principal da temporada - quebrar a barreira das 100 melhores e jogar uma chave principal de Grand Slam, algo que não acontece desde Andrea "Dadá" Vieira no US Open de 1993.

RESULTADOS DO BRASIL EM TORNEIOS DE PRIMEIRA LINHA EM 2013

HOMENS

Thomaz Bellucci (38º do ranking)

2ª rodada do ATP 250 de Auckland

2ª rodada do Brasil Open

João "Feijão" Souza (133º do ranking)

2ª rodada do Brasil Open (passou o qualifying)

Rogério Dutra Silva (115º do ranking)

1ª rodada do ATP 250 de Viña del Mar

Guilherme Clezar (216º do ranking)

1ª rodada do Brasil Open (passou o qualifying)

MULHERES

Teliana Pereira (156ª da WTA)

Classificada às quartas de final do WTA de Bogotá (passou o qualifying)

 

Confira mais notíciassobre o tênis feminino...

+Azarenka apela para o surfe durante folga e pega onda em Malibu

Revista sugere Serena, Azarenka e Neymar como celebridades esportivas para se seguir no Instagram

+Lideradas por Ivanovic, musas arrasam na cozinha e convidam garotada para banquete na Tailândia

"Turbinada", Serena Williams é a nova embaixadora de marca australiana de lingeries

+Sharapova ironiza revista que a apontou como a mais bem paga do mundo: "têm acesso à minha conta?"

+Desolada, musa Maria Kirilenko confessa que Serena deveria jogar com os homens

+Venus Williams será o grande destaque de primeira edição do WTA de Florianópolis

+Musas do tênis quase mostram o que não devem em treino numa quadra de espelhos naAustrália

WTA confirma Rio de Janeiro e Brasil passará a ter dois torneios a partir de 2014

ESPECIAL:Quem jogará o WTA brasileiro?- A Revista TÊNIS fez um levantamento do número de torneios e de jogadores (homens e mulheres) no ranking desde 2000 para entender como o torneio WTA - que ocorrerá em 2013 - pode ajudar a mudar a perspectiva do tênis feminino brasileiro(Confira!)

Notícias

Mais Notícias