Oito jovens tenistas disputarão a competição na Sociedade Harmonia de Tênis
Da redação em 30 de Outubro de 2018 às 21:06
Crédito: João Pires/Fotojump
A organização do Rio Open anunciou uma grande novidade nesta terça-feira (30). Em homenagem a rainha do tênis brasileiro, será lançado ainda este ano o torneio Maria Esther Bueno Cup, que reunirá oito jovens tenistas na disputa de uma vaga direta para a chave principal do maior torneio de tênis da América do Sul.
O local da disputa será a Sociedade Harmonia de Tênis, em São Paulo, clube onde Maria Esther cresceu jogando e era sócia até o fim de sua vida. A maior tenista brasileira da história e dona de 18 títulos de Grand Slam entre simples, duplas e mistas, faleceu em junho deste ano com 78 anos idade.
Confira também:
+ Dominic Thiem confirma presença no Rio Open 2019
O evento que tem como foco principal incentivar a nova geração do tênis brasileiro acontecerá de 22 a 25 de novembro e será disputado em quadras de saibro. Os tenistas confirmados no evento são: João Menezes (21 anos), Orlando Luz (20), Thiago Wild (18), Rafael Matos (22), João Lucas Reis (18), Felipe Meligeni Alves (20), Gilbert Klier (18) e Lucas Koelle (20).
Os critérios de seleção foram: jogadores brasileiros com até 23 anos completos em 31 de dezembro de 2018; as seis primeiras vagas foram definidas por melhor posição no ranking da ATP; a sétima, de Gilbert Klier, foi pelo ranking juvenil da ITF; a oitava é um convite da Sociedade Harmonia de Tênis, dado a Lucas Koelle.
"O Rio Open chega à sexta edição consolidado como o principal torneio da América do Sul. Agora, queremos levar um pouco dessa experiência para outros estados, começando por São Paulo, uma vez que o público paulista sempre prestigiou o nosso evento. Vamos homenagear Maria Esther Bueno, estrela maior do tênis brasileiro, que prestigiou o Rio Open desde sua primeira edição", diz Márcia Casz, Diretora Geral do Torneio.
"A oportunidade de jogar um ATP 500 é algo que pode mudar o patamar da trajetória de um jogador nessa faixa etária. Queremos dar essa incrível chance a um tenista brasileiro", disse Luiz Carvalho, Diretor do Torneio. "Esta safra de tenistas brasileiros tem obtido resultados muito satisfatórios no juvenil e nos Futures. O Rio Open não poderia deixar de notar isso e de fazer parte de um momento da trajetória deles em que cada resultado importa muito", complementou Ricardo Acioly, Diretor de Relações do Rio Open.