Sem grandes dificuldades, espanhol despachou campeão de 2014 em sets seguidos
Da redação em 15 de Abril de 2016 às 12:31
Campeão absoluto do ATP Masters 1000 de Monte Carlo entre os anos de 2005 e 2012, Rafael Nadal se garantiu, nesta sexta-feira, em mais uma semifinal do torneio monegasco. Protagonizando o segundo jogo do dia na Court Rainier III, o espanhol precisou de 1h17 para confirmar seu favoritismo e derrotar o suíço Stan Wawrinka por parciais de 6/1 e 6/4.
Cabeça de chave número cinco, o espanhol dominou completamente o primeiro set e cedeu apenas um game ao adversário. Quarto melhor tenista do mundo, Wawrinka errava muito e tentava encaixar seu jogo, sem sucesso. Irritado, chegou a quebrar uma de suas raquetes. Extravasar a raiva, porém, não evitou que o rei do saibro levasse a parcial.
No segundo set, diferentemente do que aconteceu antes, o suíço passou a ser um rival mais parelho, dando trabalho ao ex-número um do mundo. Com uma quebra no sexto game, Wawrinka conseguiu deixar tudo igual no placar. Entretanto, o melhor desempenho de Nadal e sua superioridade no aproveitamento dos serviços (73% a 49%) prevaleceram.
Com a vaga garantida nas semifinais, o touro de Mallorca está em busca de seu primeiro título na temporada e o seu nono, nas quadras do Monte-Carlo Country Club. Seu próximo adversário na briga pelo troféu será o cabeça de chave número dois Andy Murray, que vem de vitória tranquila sobre o canadense Milos Raonic, também por 2 sets a 0.
Protagonistas da primeira partida de simples deste sábado, os dois se enfrentam pela 22ª vez. No retrospecto, o espanhol possui ampla vantagem, com 16 vitórias e apenas seis derrotas para o escocês. No último confronto disputado sobre o saibro, porém, foi Murray quem saiu vitorioso, em jogo que lhe deu o título do Masters 1000 de Madri, em 2015.