Guia ATP Masters 1000 de Roma: chave, caminho dos favoritos e como assistir

Recém campeão em Madri, Alcaraz desistiu do torneio; Nadal e Djokovic jogam

Marcela Linhares e Vinicius Araujo em 8 de Maio de 2022 às 22:00

 Reprodução Twitter ATP

Neste domingo (08) começou o Masters 1000 de Roma, o quinto Masters 1000 da temporada e o terceiro disputado no saibro. O torneio será transmitido pela ESPN a partir das 06h na segunda-feira (09) e poderá ser assistido também pela plataforma Star+.

Sete tenistas do top 10 estarão presentes no evento sendo Carlos Alcaraz, Daniil Medvedev e Matteo Berrettini as ausências da competição. Este será apenas o segundo torneio da temporada que contará com a presença tanto de Novak Djokovic quanto de Rafael Nadal - atual campeão.
 
Rafa é o tenista que já conquistou o título por 10 vezes na carreira e joga o evento desde 2005. Com desempenho de 10 vitórias em 12 finais disputadas, Nadal sempre alcançou as quartas de final ou fase melhor em cada aparição. A única exceção foi em 2008 quando perdeu na estreia para Juan Carlos Ferrero.
 
Em busca do 11o título, Rafa poderá fazer sua estreia contra Francisco Cerundolo ou John Isner. Nas oitavas, pode enfrentar Denis Shapovalov, tenista que enfrentou recentemente no Australian Open em batalha de cinco sets.
 
Nas quartas de final provavelmente terá Casper Ruud pela frente. O norueguês cabeça de chave 5 em Roma ainda está deixando a desejar nesta temporada de saibro com 4 derrotas e 4 vitórias. Na segunda rodada, vai encarar Korda ou Van De Zandschulp. Nas oitavas, o provável rival será Hubert Hurkacz, que vem em ascensão desde o ano passado e está melhorando seu desempenho em terra batida.
 
O que foi final na última edição do torneio pode ser semifinal desta vez. Como caíram do mesmo lado da chave, Nadal e Djokovic podem se encontrar lutando por vaga na decisão.
 
Félix Auger Aliassime, ou Diego Schwartzman podem se enfrentar nas oitavas, mas terão jogos duros, começando pela estreia de Peque contra Miomir Kecmanovic. Felix pode encarar Davidovich Fokina, vice-campeão de Monte Carlo, na segunda rodada. Quem avançar desse quadrante pode encontrar Djokovic nas quartas de final.
 
O número um do mundo iniciará sua campanha enfrentando Aslan Karatsev. O russo teve 2021 como melhor temporada da carreira, mas está vindo de derrotas em sequência. Nas oitavas, Djokovic pode enfrentar Reilly Opelka, que enfrentará Stan Wawrinka na estreia.
 
 
Divulgação Foro Italico
 
Do outro lado da chave, o recém vice-campeão de Madri, Alexander Zverev entra direto na segunda rodada e encara um tenista do quali, o argentino Sebastian Baez ou o holandês Tallon Griekspoor. Nas oitavas, pode ter um espanhol pela frente sendo Roberto Bautista Agut ou Albert Ramos Vinolas os possíveis oponentes.
 
Ao contrário do alemão, Stefanos Tsitsipas poderá ter adversário mais complicado logo de cara. Caso confirme favoritismo, grego terá Grigor Dimitrov como primeiro confronto em Roma. A chave pode seguir dura para o número cinco do ranking podendo ter Pablo Carreño Busta nas oitavas e Andrey Rublev nas quartas.
 
Em possível semifinal, Tsitsipas poderá enfrentar Zverev pela terceira vez na temporada - onde o grego venceu em Monte Carlo, mas Sascha levou a melhor em Madri. Em possível final, poderá ter o líder do ranking.
 

Baixa de última hora

 
Carlos Alcaraz optou por não jogar o torneio devido a uma lesão no tornozelo, ocorrida no jogo contra Nadal. O jovem espanhol conquistou neste domingo o título do Masters 1000 de Madrid. Seu próximo torneio será Roland Garros, onde será cabeça de chave 6 no segundo Slam do ano.
 
 

Chaves

 
Clique aqui e veja a chave de simples
Clique aqui e veja a chave de duplas
 
 

Últimos campeões

Simples masculino:
2021 - Rafael Nadal
2020 - Novak Djokovic
2019 - Rafael Nadal
2018 - Rafael Nadal
2017 - Alexander Zverev
2016 - Andy Murray
 
Duplas masculinas:
2021 - Mektic/Pavic
2020 - Granollers/Zeballos
2019 - Cabal/Farah
2018 - Cabal/Farah
2017 - Herbert/Mahut
2016 - Bryan/Bryan

 

Curiosidades

Jogador mais velho na chave: Stan Wawrinka (37)
Jogadores da NextGen na chave:  Luca Nardi (18), Carlos Alcaraz (19), Flavio Cobolli (20), Jannik Sinner (20), Matteo Arnaldi (21), Francesco Passaro (21)
 
Maior campeão de simples: Rafael Nadal - 10 títulos
Mais vitórias no torneio: Rafael Nadal - 68
 
Campeão mais novo: Bjorn Borg aos 17 anos em 1974
Campeão mais velho: Rafael Nadal aos 34 anos em 2021
 
 
Notícias ATP Masters 1000 Roma Djokovic Nadal Zverev Tsitsipas Alcaraz Rublev Ruud

Mais Notícias