Felix Mantilla surpreende em sua volta ao tênis

O tenista espanhol consegue vitória histórica ao vencer o ATP Champions Tour em Barcelona

Carla Destro em 20 de Abril de 2009 às 14:11

No último domingo, o jogador Felix Mantilla, nativo de Barcelona, curtiu sua ótima - e histórica - volta.

Mantilla teve um ótimo retorno apenas dois anos após se curar do câncer de pele, quando se tornou o primeiro jogador na história a ganhar o ATP Champions Tour e o ATP World Tour em Barcelona. Na final do Champions Cup, Mantilla venceu Albert Costa em 6-4, 6-1.

O espanhol, que conquistou o titulo da ATP em 1999, diagnosticou câncer de pele em 2006, depois de realizar testes em uma mancha nas costas. O ex-top 10 fez um breve retorno antes de se aposentar, mas continuou na luta para vencer o câncer. Apesar de ter recebido um atestado de saúde, ele não esperava voltar tão bem e com chances de ganhar o torneio de Barcelona.

 "Para ser honesto, eu pensei que nunca mais fosse jogar assim", disse Mantilla, depois de alcançar a vitória na sua primeira participação no ATP Champions Tour.

"Quando eu fiquei doente, eu me senti como se tivesse me aposentado e que estava tudo terminado. Mas depois eles me deram a possibilidade de voltar e jogar o ATO Champions Tour e eu pensei 'Por que não?' É sempre bom jogar o seu esporte com diversão", contou o tenista.

Para Mantilla, que subiu para a primeira posição no ranking da South African Airways Champions Tour, a vitória traz boas lembranças. "Hoje foi um ótimo jogo e nós dois demos o nosso melhor. É sempre especial estar aqui e espero que eu possa voltar no ano que vem para defender o meu título", disse o espanhol.

Embora a sua batalha com o câncer tenha colocado um fim prematuro em sua carreira na ATP Tour, Mantilla sempre continuou envolvido com o mundo do tênis. Há um ano, ele tem trabalhado para a Tennis Australia como um caça-talentos, e passa metade do ano 'lá embaixo' treinando jovens tenistas australianos.

"Eu estou muito feliz que a Tennis Austrália me deu a oportunidade de tentar ajudá-los", afirmou Mantilla. "Eu estou trabalhando no desenvolvimento do tênis no saibro na Austrália. Esperamos que a crianças possam crescer jogando em superfícies mais lentar, porque isso vai ajudá-los a jogar em qualquer superfície", concluiu ele.

Mais notícias sobre Mantilla...

+ Felix Mantilla luta contra câncer de pele

+Moya reencontra Mantilla em "partida de veteranos"

ESPECIAL: A inspiração sérvia -Assim como Mantilla, Monica Seles teve uma história muito difícol no tênis.Confira o perfil da ex-tenista publicado na Revista TÊNIS

Notícias

Mais Notícias