Embalado, Tsonga se diz mais consistente para bater Ferrer e ir à final em Roland Garros

Francês não liga para pressão de tabu de títulos dos donos da casa, que já perdura por 30 anos, e crê que tem mais armas para seguir vivo em Paris

Da Redação, Em São Paulo em 4 de Junho de 2013 às 15:23

O francês Jo-Wilfried Tsonga está a um passo de chegar à primeira final em Roland Garros na carreira. Nessa terça-feira, o número 8 do ranking da ATP (e principal nome do tênis do seu país) derrotou o suíço Roger Federer, campeão de 2009, por implacáveis 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3 nas quartas de final em Paris.

Tsonga é o primeiro francês na semifinal de Roland Garros desde Gael Monfils em 2008
"Para mim, é talvez uma das minhas melhores vitórias", disse Tsonga na entrevista coletiva. "Mas o torneio ainda não acabou e espero ter muito mais. O esporte é bonito, porque você sempre pode fazer mais alguma coisa. Mesmo se enfrenta o melhor jogador do mundo, você tem uma chance. Porque o cara à sua frente tem duas pernas, dois braços e uma cabeça", explicou o francês.

Sexto cabeça de chave, Tsonga é o último francês vivo em Roland Garros e busca ser o primeiro campeão local desde Yannick Noah em 1983. No ano passado, o tenista de 28 anos sofreu uma das derrotas mais dolorosas da carreira frente ao sérvio Novak Djokovic na mesma fase, após desperdiçar quatro match points.

Tsonga também é o primeiro francês semifinalista no torneio desde Gael Monfils em 2008 e, até aqui, não perdeu um set na competição. Em sua carreira, o sósia do lutador Muhammad Ali coleciona uma final de Grand Slam, no Australian Open de 2008 (revés para Djokovic).

Assim como Tsonga, David Ferrer (foto) ainda não perdeu sets em Paris
Por lugar na grande decisão, Tsonga enfrentará o espanhol David Ferrer, quarto cabeça de chave e outro que não perdeu sets em Roland Garros. No retrospecto, o francês perde por 2 a 1, e foi derrotado, inclusive, na única partida disputada no saibro, no Masters 1000 de Roma de 2010.

No entanto, o francês se sente bastante confiante para chegar à final no domingo e não se considera pressionado pelo fim do incômodo tabu de títulos para os donos da casa."Todos estão esperando muito de mim desde o começo do torneio. Não apenas nesse torneio, mas em todos os dias. Então, estou acostumado", declarou.

"O que é mais importante agora é me manter concentrado e pensar no próximo jogo, porque vai ser muito complicado diante de um adversário que não perdeu um set e que venceu com um placar elástico seu jogo de quartas de final [Ferrer bateu o compatriota Tommy Robredo por 6/2, 6/1 e 6/1]. Sinto que sou capaz de batê-lo, porque creio ter armas para isso. Tenho mais resistência agora, sou mais consistente, bato mais forte do que ele e normalmente saco melhor que ele", avaliou Tsonga.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Em Roland Garros, Nadal usa óculos do CQC e revela para Felipe Andreoli: "queria que Neymar fosse para o Real Madrid"

Nas quartas de final em Paris, Tommy Robredo admite nova postura em quadra: "luto por todos os pontos"

+Orgulhoso, Tommy Haas é o tenista mais velho a chegar às quartas em Roland Garros em 42 anos

Bernard Tomic jogará em Roland Garros e ainda será orientado por pai, garante dirigente

Pai de Bernard Tomic perde controle, agride um dos técnicos do filho e responderá a juiz na Espanha

Djokovic finda hegemonia de Nadal em Monte Carlo e exalta nível no saibro: "é o melhor que posso jogar"

+Após duro teste, Djokovic reconhece que não está no auge de sua forma física: "ainda não me sinto confortável"

Treinador de Tsonga crê que francês tem condição de levar um Grand Slam e mira Wimbledon

RogerFederer intensifica preparação e aparece "deslizando" no saibro em treino

Roger Federer volta atrás e decide disputar o ATP da Basileia por conta dos fãs

ESPECIAL:Padrões de excelência- As 10 maiores temporadas masculinas da Era Aberta. A de Djokovic em 2011 está entre elas. (Não perca!)

Notícias

Mais Notícias