Espanhol, que bateu na trave em Doha, Indian Wells e Miami, finalmente voltou a conquistar um torneio
Da redação em 19 de Abril de 2010 às 07:51
Nadal se joga no saibro após vitória em Monte Carlo |
Em 2010, Rafael Nadalvem sofrendo com os mesmos problemas de contusão que tem atravancado sua carreira há um ano. Desde o começo do ano, o espanhol já se viu obrigado a abandonar o Australian Open, quando perdia para Andy Murray, e a ficar um mês parado por mais uma da série contusões que tem atingindo seu joelho.
MAIS: Siga a Revista TÊNIS, agora no Twitter!
Isso não significa, contudo, que seu desempenho no ano tenha sido dos piores, pelo contrário. Com a conquista do Masters 1000 de Monte Carlo, o espanhol superou Roger Federer em 2010 e já é o tenista com pontos conquistados no ranking da ATP.
O triunfo nas quadras de Monte Carlo foi o sexto seguido do espanhol no torneio de Mônaco, o que faz de Nadalse tornasse o primeiro homem a conquistar seis vezes consecutivas um mesmo torneio na era Aberta (a partir de 1968), o título foi também o primeiro de Nadal desde o Masters 1000 de Roma, vencido pelo ex-número um há quase um ano.
Com os 1000 pontos da nova conquista, Nadal tem agora 2300 pontos conquistados em 2009, contra 2240 de Federer, o segundo melhor jogador da temporada em pontos, mas o único a vencer um torneio Grand Slam, os mais importantes da modalidade.
O título vencido neste domingo, contra o compatriota Fernando Verdasco foi o 16° Masters Series de Nadal que, assim, se iguala a Federer, e o de número 37 na carreira do ainda jovem espanhol. Aos 23 anos, ele está 25 de Federer, 28 anos e 62 conquistas.
A vitória em Monte Carlo fez Nadal superar a performance de seu principal adversário em 2009, mas não o fez subir no ranking, uma vez que o espanhol apenas defendeu os pontos de campeão, que já são dele desde 2005, quando venceu o primeiro de seus seis troféus em Monte Carlo.
Com mau desempenho em torneios em que tem bom histórico, como Roland Garros e Wimbledon, Nadal tem, contudo, ótimas perspectivas de evolução no ranking ATP.
Mais notícias sobre Rafael Nadal...
+ Rumo à Monte Carlo, Nadal reafirma que ranking não é seu maior objetivo
+ "Me sinto preparado para ganhar", garante Nadal
+ Dor no dente do siso tira o sono de Rafael Nadal
+ Nadal reclamou do joelho durante partida contra Andy Roddick
+ "Preciso do meu melhor tênis para ganhar de Roddick", garante Nadal
ESPECIAL:Número um dourado - Após longa espera, Nadal assumia a ponta do ranking, com todos os méritos. O ouro em Pequim é a "cereja do bolo". (Confira!)