Com Nadal e Lopez nas quartas, Espanha comprova sucesso recente em Wimbledon

De especialistas no saibro, espanhóis mantém escrita também nas quadras rápidas e o país é o melhor representado em Major inglês até aqui

Da redação em 28 de Junho de 2011 às 09:17

Nadal se tornou especialista também na grama e é bicampeão em Wimbledon
O tênis espanhol sempre teve como principal característica o jogo de fundo de quadra. Um estilo muito eficiente no saibro, mas que não costumava render frutos na grama de Wimbledon. Mas nos últimos anos, os jogadores do país reverteram essa ordem. E as quartas de final da edição de 2011 apenas deixam mais clara a nova condição dos ibéricos.

A disputa pelas vagas nas semifinais começa na quarta-feira com tenistas de sete países envolvidos. Apenas a Espanha tem dois representantes: Rafael Nadal, bicampeão do torneio, e Feliciano Lopez, um tenista que foge das características históricas dos espanhois - tem saque forte e costuma ir à rede com mais frequência.

Lopez foi a grande surpresa da Espanha em Wimbledon e foi às quartas de Grand Slam inglês pela segunda vez
A maior presença de espanhóis nas quartas de final é algo que chama atenção nos últimos anos. Desde 2002, nas últimas dez edições do torneio, apenas quatro tiveram dois tenistas do mesmo país entre os oito melhores - em três delas, a Espanha teve o maior número de representantes.

Antes da edição deste ano, Nadal e Lopez já haviam chegado às quartas em 2008, ano do primeiro título do atual número 1 do mundo. E, em 2007, Nadal e Ferrero também levaram a Espanha a ter dois atletas nesta fase. 

Curiosamente, Wimbledon tornou-se nos últimos anos o Grand Slam mais democrático do circuito - entre 2003 e 2006, e em 2009 e 2010, foram oito os países representados nas quartas de final. Antes da Espanha, o último país a colocar dois tenistas em fase tão avançada foi a Holanda, que teve Sjeng Schalken e Richard Krajicek, em 2002.

Em 1966, Manuel Santana foi o primeiro espanhol a triunfar na grama sagrada de Wimbledon

A tradição espanhola no Grand Slam inglês é, de fato, recente. Antes de estar representado em todas as quartas de final desde 2005, o país não tinha um tenista entre os oito melhores do torneio desde 1972, quando Manuel Orantes chegou à fase semifinal. Seis anos antes, ainda no período amador, Manuel Santana havia se tornado o primeiro espanhol a ser campeão em Wimbledon.

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Cansado, Nadal comemora descanso e se diz motivado para o tri em Wimbledon

Borg se rende a talento de Nadal em Paris e o chama de "monstro" do tênis

Em busca do hexa, Nadal prefere não escolher adversário para final em Paris

Aliviado após batalha em estreia de RGNadal confessa: "É importante passar por isso"

Nadal admite pressão para Roland Garros e nega rótulo de imbatível no saibro

ESPECIAL: Artilheiro espanhol- Confira as principais atrações do torneio que trouxe o sucesso de Nadal na grama de Wimbledon ao passo que a Espanha conquistava o mundo no futebol (Confira!)

Notícias

Mais Notícias