Campeão da Davis e ex-top10, Ancic anuncia aposentadoria do tênis

Semifialista de Wimbledon e bronze nas Olimpíadas de Atenas, croata acabou prejudicado por mononucleose, mesma doença que atrapalhou Federer

Da redação em 21 de Fevereiro de 2011 às 10:26

Croata Ancic chegou ao ápice na carreira em 2006, quando foi sétimo da lista da ATP
Considerado uma grande promessa por seu jogo clássico e agressivo de saque-e-voleio, o croata Mario Ancic anunciou sua aposentadoria do tênis nesta segunda-feira. Ex-número sete do mundo e membro da equipe campeã da Copa Davis em 2005, o jogador de 26 anos teve sua carreira prejudicada por problemas de mononucleose.

Bronze nas Olimpíadas de Atenas em 2004, semifinalista de Wimbledon, quadrifinalista em Roland Garros, o croata alcançou o ápice na carreira em 2006, mas a doença, que também atrapalhou Roger Federer, Andy Roddick e Radek Stepanek, começou a fazer estrago na temporada posterior. "Não quero falar muito sobre isso agora, os motivos da minha decisão e meu estado emocional", declarou o ex-jogador.

Ao lado da equipe croata, Ancic ajudou país a conquistar a Copa Davis em 2005
Desde quando contraíu a infecção viral no duelo entre Croácia e Alemanha, em fevereiro de 2007, Ancic apareceu de forma esporádica no circuito e também em confrontos da Copa Davis. Inclusive em 2008, o croata participou da vitória de seu país diante do Brasil pela repescagem do Grupo Mundial do torneio entre equipes. Na ocasião, ele abriu o confronto vencendo Thomaz Bellucci, ainda em ascensão, por 3 sets a 0, em uma quadra de carpete.

Ancic não suportou os problemas de mononucleose e decidiu parar nesta segunda
Atualmente ocupando a 476a posição do ranking da ATP, Ancic não jogava uma partida profissional desde maio do ano passado quando foi derrotado na estreia do ATP de Munique. Em 10 anos de carreira, o sacador venceu três torneios, uma vez em São Petersburgo e por duas oportunidades em 's-Hertogenbosch, faturando mais de US$4 milhões em prêmios. Porém, o inédito título da nação europeia na Davis há seis anos foi histórico. Ao lado de Ljubicic, Ivanisevic e Karlovic, o jovem croata ajudou a colocar a Croácia no mapa do esporte com os 3 a 2 diante da Eslováquia, fora de casa.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Entrada no top40 faz de Raonic o melhor jogador da história do Canadá

+ Quartas em Memphis colocam Melo e Soares na sétima posição do ranking

+ Árbitro de tênis e amante de futebol, Carlos Bernardes vira referência e ídolo na rival Argentina

+ Em Memphis, Roddick e Hewitt reeditam batalha de ex-líderes do tênis

+ Após onda de sequestros e assassinatos, ATP pede cuidados a tenistas em Acapulco

ESPECIAL: Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Notícias

Mais Notícias