Bogomolov Jr tem pedido de nova nacionalidade aceito pela ITF e jogará pela Rússia em 2012

Nascido em Moscou, atleta representou os EUA profissionalmente desde 2002, mas desejo de disputar a Copa Davis pelos russos pesou mais

Da redação em 2 de Dezembro de 2011 às 13:58

Alex Bogomolov Jr jogará a partir da próxima temporada sob as cores da Rússia
O tenista Alex Bogomolov Jr passará a jogar pela Rússia a partir da próxima temporada. O jogador nascido em Moscou, mas que mudou ao EUA em 1992, competia pelo nação americana desde que se tornou profissional, em 2002. No entanto, recebeu da Federação Internacional de Tênis (ITF), na última quinta-feira, autorização para a troca de nacionalidade e deve defender o país europeu na primeira rodada da Copa Davis contra a Áustria, em fevereiro.

Bogomolov tinha o desejo de disputar o torneio entre países, mas se via com poucas chances no time dos Estados Unidos. Atualmente na 34ª posição da ATP, o atleta é apenas o quarto melhor representante americano, superado por Mardy Fish (8º), Andy Roddick (14º) e John Isner (18º). No último confronto, contra a Espanha, o capitão Jim Courier convocou Fish e Roddick para os jogos de simples, e os irmãos Mike e Bob Bryan, para as duplas.

Em 2011, atleta russo teve significativa ascensão e está na 34ª posição da ATP
O comitê da Copa Davis normalmente exige que o jogador possa atuar pela equipe na competição com pelo menos seis meses após trocada a nacionalidade, mas o tenista estará apto a atuar em fevereiro por conta de mudanças da regra. O comitê trouxe de seis para três meses e a federação russa havia feito o pedido em outubro.

Apesar de já ter autorização de jogar a Davispela Rússia, o tenista ainda não sabe se poderá defender o país europeu nas Olimpíadas de Londres 2012. Para disputar o evento, ele precisa de um novo documento da ITF, já que o desta quinta-feira é válido apenas para a competição entre nações.

Recentemente, Bogomolov foi votado pela maioria dos companheiros como o atleta que mais evoluiu na temporada (recebeu prêmio durante o ATP Finals de Londres - foto ao lado) depois de subir do 166º lugar, ao final de 2010, para o número 33, alcançado em novembro. Seu pai, Alex, é um renomado treinador na ex-União Soviética, que chegou a orientar grandes campeões como Yevgeny Kafelnikov e Andrei Medvedev.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

Mesmo sem vitórias, Fish sai do ATP Finals orgulhoso e guarda recordações: ''Levo até o chuveiro''

Melhor até aqui das Finais da ATPFerrer confessa: ''Estou sendo conduzido por uma varinha mágica''

Confiante, Tsonga não se intimida com Federer e Nadal no ATP Finals: ''''Só temo minha mãe''''
Ex-número 1 do mundo, Marcelo Ríos será pai de trigêmeos e vibra: "Adoro família grande"

Fish não liga para lesão e diz que jogará ''''semana mais importante da carreira'''' no ATP Finals

ESPECIAL:Exibições de gala - Confira os bastidores da conquista de Roger Federer no ATP Finals de 2010 (Confira!)

Notícias

Mais Notícias