Bellucci usa experiência de treinador ex-duplista para ter maior regularidade no 2º semestre

Orsanic poderá passar macetes das quadras rápidas para novo pupilo, já que segunda metade de 2012 será composta apenas por torneios nesse piso

Da redação em 13 de Dezembro de 2011 às 06:52

A parceria entre Thomaz Bellucci e Daniel Orsanic mal começou e já é suficiente para o número 1 do Brasil avistar um objetivo concreto para 2012 - fazer um bom segundo semestre. Tal pensamento é válido já que nas duas temporadas passadas o tenista não conseguiu manter o bom momento vivido nos primeiros seis meses, principalmente após a temporada de torneios em quadras de saibro.

Bellucci procura melhorar seu desempenho nas quadras rápidas e aposta em novo técnico
Tanto em 2010 e neste ano, a sequência na quadra rápida, sempre na segunda metade do ano, tem feito seu ranking cair. Nesta temporada, Bellucci chegou a ocupar o 22º lugar após chegar à semifinal do Masters 1000 de Madri, em abril, porém com um fraco aproveitamento na parte final de 2011, o ranking do brasileiro despencou para 37º.

O ponto forte, no entanto, de Bellucci é justamente Orsanic, que sempre foi um exímio duplista nos temos de circuito e expert dos atalhos nas superfícies mais rápidas. "O objetivo este ano é melhorar minha regularidade no segundo semestre. Eu sempre tenho um início de temporada, no saibro, que me coloca entre os 25 melhores do ranking, mas depois acabo caindo para 35, 40 do mundo", afirmou Thomaz, que iniciou sua pré-temporada no Haras Larisa, em Monte Mor, no interior de SP.

Nesta quarta-feira, Bellucci e Orsanic partem para mais uma etapa de treinos, agora em Buenos Aires, na Argentina, antes do brasileiro iniciar 2012 jogando o ATP 250 de Auckland, em janeiro, na Nova Zelândia, evento preparatório para o Australian Open.

Orsanic explicou que o período que os dois vão passar juntos serve para se conhecerem melhor e, principalmente, colocar em dia a nova preparação física, um dos pontos fracos de Bellucci, que neste ano demitiu o preparador Cassiano Costa.

"Temos conversado bastante sobre tênis, mas também sobre tudo mais durante esta semana. Precisamos deste tempo para que depois possamos dar nossos primeiros passos juntos", revelou o técnico argentino, que substitui Larri Passos

Parceria já está treinando em Monte Mo, no interior de SP, para a temporada 2012
Orsanic ressaltou que vai respeitar as características de Bellucci e tentará agregar algumas ferramentas novas ao seu jogo. O argentino ainda não disse com todas as letras, mas deseja que o pupilo finalize mais pontos na rede. "É algo que considero necessário porque há muitos jogadores bons do fundo de quadra atualmente e que vendem os pontos muito caro. Chegar à rede facilitaria derrotá-los', disse.

Bellucciainda é muito criticado pela fragilidade mental, responsável por muitas viradas sofridas no segundo semestre, mas Orsanic ressaltou que até os jogadores tops apresentam queda nesse sentido.

"Até o Djokovic teve que vencer certas dificuldades psicológicas para hoje chegar ao posto de número 1. Aos poucos, vou vendo quais são os desafios do Thomaz e vamos trabalhando para ultrapassá-los", afirmou o técnico, citando o sérvio Novak Djokovic, que hoje ocupa a liderança do ranking mundial. O próprio brasileiro minimiza as dificuldades mentais. "Acho que isso vem com o amadurecimento e, aos poucos, vamos melhorando essa parte", concluiu.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ Bellucci adere à 'onda argentina' de técnico e treinará com tops Del Potro e Nalbandian para 2012

Após fim de parceria com Larri, Bellucci define argentino Daniel Orsanic como seu novo treinador

Em entrevista, Bruno Soares confirma o fim da dupla com Marcelo Melo

Bellucci encerra ano em baixa e terá que somar pontos na 1ª semana de 2012 para ser cabeça na Austrália

Fim de parceria entre Bellucci e Larri ganha repercussão na imprensa internacional

ESPECIAL:Para 2016 e além - Escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 tem tudo para transformar o esporte no Brasil. É o que o tênis quer (e precisa) (Confira!)

Notícias

Mais Notícias