Às vésperas do Pan, Thomaz Koch relembra ouro histórico sobre Arthur Ashe em Winnipeg/1967

Ex-tenista gaúcho acumula quatro medalhas em Jogos Pan-Americanos e contou detalhes de uma das vitórias mais marcantes da carreira

Da redação em 24 de Agosto de 2011 às 06:42

Thomaz Koch relembrou grande conquista nos Jogos de Winnipeg, em 1967, quando bateu mito Arthur Ashe
Onze medalhistas no tênis em Jogos Pan-Americanos estarão reunidos no Clube dos Caiçaras, no Rio de Janeiro, entre sexta-feira (26) e domingo (28) para a terceira etapa do Itaú Masters Tour - circuito de veteranos da América do Sul e um desses personagens é Thomaz Koch.

Figura consagrada por seu jogo clássico de saque-voleio, Koch foi e ainda é o maior participante de confrontos da Copa Davis pelo Brasil (jogou 16 anos consecutivos). Às vésperas do Pan de Guadalajara, no México, o gaúcho de Porto Alegre relembrou grandes momentos de sua participação nos Jogos.

Koch foi medalha de ouro em simples e duplas (com Edson Mandarino) em Winnipeg-1967 e depois - como capitão -, ouro por equipes em Indianápolis-1987 e Havana-1991. O brasileiro se lembra com detalhes da vitória sobre o norte-americano Arthur Ashe, que se tornaria um mito do tênis, no Pan-1967.

Ashe foi número 1 do mundo em 1969 e venceu três Grand Slams na carreira
"Foi maravilhoso vencer o torneio com a torcida brasileira, com atletas do basquete liderados pelo Amauri Passos dando a maior força na vitória contra o Ashe. Na época, o comparavam ao Cassius Clay", que ainda não havia mudado seu nome para Mohammad Ali. "E ainda venci a dupla com o Mandarino, meu parceiro de tantas batalhas", acrescentou, fazendo alusão à bem-sucedida parceria que ajudou demais o país na Davis.

Em 1963, aos 18 anos, Thomaz era o melhor tenista do mundo em sua idade e chegou às quartas-de-final do US Open. Ganhou uma série de grandes torneios internacionais, entre os quais o de Barcelona, em 1966, em cima do espanhol Manolo Santana, e o torneio de Washington, em cima de Ashe, vencedor de três Majors e ex-líder do ranking (1969).

Koch alcançou ainda as quartas-de-final de Wimbledon, em 1967, e de Roland Garros, em 1968, e foi campeão de duplas mistas no Grand Slam francês em 1975. Aos 29 anos de idade, chegou à sua melhor colocação no ranking, a de número 24.

Confira mais notícias sobre o tênis brasileiro...

+ 'Sharapova' brasileira, Bia Maia ganha moral de Guga e sonha disputar profissional

Novo usuário do Twitter, André Sá recebe boas vindas de Guga e Cia

Em busca de estrear nos Majors, Feijão lidera brasileiros no quali do US Open

Orgulhoso, Pardal vibra com ascensão de Feijão: "Agora é a parte legal do circuito"

Fora de Washington, Bellucci lamenta: "Errei mais do que devia"

ESPECIAL:Reformulação - Qual o futuro do tênis masculino brasileiro? Quais serão os nomes que vão nos representar nas Olimpíadas do Rio de Janeiro? A Revista TÊNIS pediu que especialistas apontassem nomes de tenistas que provavelmente estarão nos representando bem nos próximos anos.  (Confira!)

Notícias

Mais Notícias