Após vitória histórica, Bellucci recebe elogios de Guga e fica a um triunfo de seu melhor ranking

Triunfo sobre Murray foi o primeiro de um brasileiro sobre um top5 desde 2004, quando Guga bateu Federer em Roland Garros

Da redação em 5 de Maio de 2011 às 13:56

Bellucci fez história em Madri ao garantir primeira vitória sobre top5 na carreira
O dia 5 de maio de 2011 ficará marcado na memória de Thomaz Bellucci e dos fãs do tênis brasileiro como data de um dos jogos mais impecáveis de um tenista nacional diante de um jogador top5. Desde Guga em 2004, quando destronou o líder (até então) Roger Federer em Roland Garros, o país não via um atleta surpreender um integrante do seleto grupo como aconteceu com Andy Murray.

Paulista não passava por boa fase no circuito, mas deu show contra Murray nesta quinta
Mesmo não apresentando resultados satisfatórios na temporada, Bellucci já havia quebrado o tabu de derrotas para jogadores entre os 10 primeiros do ranking. Em fevereiro, o paulista de Tietê derrubou o espanhol Fernando Verdasco, então nº9 na época, na estreia do ATP 500 de Acapulco, torneio onde o brasileiro alcançou sua melhor marca no ano (semifinais).

Porém, os últimos reveses contra jogadores de menor expressão em torneios pequenos faziam com que o torcedor brasileiro ficasse com dúvida da qualidade e do potencial do pupilo de Larri Passos. Até a classificação na lista da entidade começou a decair, em que Bellucci chegou a sair do top35 nesta semana (em 36º) complicando sua condição de cabeça-de-chave para Roland Garros.

Britânico não aguentou forte ritmo de Bellucci e se despediu de Madri
Mas, o que se viu nesta quinta-feira em Madri foi realmente impressionante - a forma com que Bellucci conduziu o jogo, distribuindo suas pancadas do fundo da quadra, controlando os pontos com seu poderoso forehand. Conhecido por sua "irritante" paciência, até Murray ficou sem o que fazer diante do ritmo do brasileiro, que levantava o público na quadra central da Caja Magica.

O triunfo em dois sets nas oitavas do Masters de Madri não foi digna de apenas aplausos por parte de Larri, que exibiu sua calorosa forma de comemorar as vitórias, relembrando os tempos de Guga. Vários especialistas no assunto fizeram questão de comentar a maior vitória de Bellucci em sua curta carreira.

Larri vibrou nas arquibancadas com atuação de Bellucci e lembrou tempos com Guga
"Vencer um tenista do nível do Murray levanta o astral de qualquer um. Nada como uma vitória dessa para crescer. Sem dúvidas é a maior vitória da carreira dele", declarou Thomaz Koch, ex-tenista que venceu o torneio de duplas em Roland Garros em 1975, ao diário Lance.

"Grande vitória do Bellucci hoje para cima do Murray. Que atuação", exclamava Guga em sua página no Twitter, quase que simultaneamente aos elogios de Fernando Meligeni. "Irretocável, grande vitória de Thomaz!". 

Paulista jogou muito e despachou Murray nas oitavas em Madri
Em meio aos comentários, Kuerten aproveitou para provocar o amigo em uma comparação inusitada com o futebol. "Fino, que atuação do Bellucci!! Parecia o Avaí voando baixo ontem, só faltou sorte para o Leão no Morumbi, Escaparam!", brincou o ex-número um do mundo, fazendo alusão ao confronto entre São Paulo e Avaí pela Copa do Brasil.

Pela vaga inédita nas quartas de um Masters 1000, o jovem de 23 anos já soma, por enquanto, 180 pontos e está subindo cinco colocações indo ao 31º lugar. Caso destrone o tcheco Tomas Berdych, sétimo colocado, nesta sexta-feira, o brasileiro somaria 360 no total e iria aos 1430 pontos, o que o colocaria em 21º, seu melhor ranking alcançado em julho de 2010.

Confira as últimas notícias sobre Thomaz Bellucci...

+ Em Madri, Bellucci tenta quebrar a escrita das oitavas em Masters 1000

+ Bellucci sai do top35 e complica condição de cabeça-de-chave para RG

+ Ex-treinador de Agassi declara: "Bellucci tem potencial para ser top10"

+ Bellucci encara "maratona" no saibro e disputa Masters 1000 de Madri

+ Semi em Acapulco garante volta de Bellucci ao top30 e condição de favorito em Indian Wells

ESPECIAL:  Thomaz Bellucci - Relembre a entrevista do número um do Brasil para a Revista TÊNIS  (Confira!)


Notícias

Mais Notícias