Mineiro e o croata Ivan Dodig estão em terceiro lugar no ranking de 2013, ficando muito próximos de classificação para o ATP Finals de Londres
Por Matheus Martins Fontes, da redação em 14 de Outubro de 2013 às 16:18
Ponte Vedra (Estados Unidos) - Nessa segunda-feira, o mineiro Marcelo Melo colheu os frutos de um final de semana espetacular vivido em Xangai, onde conquistou o primeiro título de Masters 1000 na temporada, junto com o parceiro Ivan Dodig, e entrou pela primeira vez na carreira no grupo dos 10 melhores duplistas do mundo.
Com os 1.000 pontos da conquista, Melo subiu três posições na lista da ATP e foi ao oitavo lugar. Hoje, o tenista de 30 anos possui um total de 4.785, enquanto que Dodig ascendeu sete postos e ficou em 12o. Agora, o Brasil tem dois duplistas no top 10, já que Bruno Soares segue firme em terceiro lugar, atrás dos irmãos Bob e Mike Bryan.
Melo torna-se o quinto brasileiro na Era Aberta a entrar no top 10 do ranking, repetindo os feitos de Gustavo Kuerten, Soares, Carlos Kirmayr e Cássio Motta. Esses dois últimos estiveram no top 10 de duplas em 1983, algo que Melo e Soares repetem na lista dessa semana.
Na classificação de 2013, a dupla Dodig/Melo sobe de sexto para o terceiro lugar após o título - o primeiro juntos -, atrás dos Bryan e de Alexander Peya/Bruno Soares. Com isso, Marcelo está com um pé no ATP Finals de Londres, torneio que reunirá as oito melhores duplas do ano, em novembro.
Vice-campeão de Wimbledon e semifinalista do US Open, Melo aponta a amizade com Dodig e o trabalho com o irmão e treinador Daniel Melo para o sucesso da dupla. “O Ivan não é apenas um parceiro de duplas. Ele se tornou um grande amigo, o que deixa essa conquista ainda mais especial. Além disso, tem a importância do Daniel (irmão e treinador), que depois de tantos anos de trabalho e esforço em conjunto comigo, precisa ser valorizado”, destaca Melo, que chegou ao 12º título na carreira.