Alagoano, que hoje completa 17 anos, vence favorito e se torna o sexto juvenil brasileiro na história a chegar na final de um Grand Slam
José Eduardo Aguiar, Direto De Melbourne em 29 de Janeiro de 2010 às 03:48
Tiago em ação durante a semifinal desta sexta-feira. Brasileiro busca título inédito para o País! |
Jogando contra o cabeça-de-chave número dois do torneio, o francês Giani Mina, o alagoano - que hoje completa 17 anos - mostrou mais uma vez um excelente tênis e venceu por dois sets a um, parciais de 4/6, 7/6 e 6/2. Mostrando um tênis sólido e de muita paciência, o brasileiro conseguiu uma boa virada no tie-break do segundo set, quando perdia por 5 a 2 e se encontrava a dois pontos de perder a partida.
No último e decisivo set, Tiago começou arrasador e logo abriu 3 a 0, quando o francês pediu para ir ao banheiro e tentou esfriar o bom ritmo do alagoano. Mostrando firmeza, o brasileiro continuou firme no set e fechou o jogo com uma quebra de saque, garantindo sua vaga na final de um Grand Slam pela primeira vez.
Cabeça-de-chave número 14 do torneio, Fernandes já coloca seu nome na história do tênis brasileiro. O aniversariante do dia acaba de se tornar apenas o sexto brasileiro a atingir uma final de Grand Slam na história, se juntando a Edison Mandarino (1959), Thomaz Koch (62 e 63) e Luis Felipe Tavares (67) - que chegaram à final em Roland Garros - e Ivo Ribeiro (1957) e Ronald Barnes (59) - finalistas em Wimbledon.
Na busca pelo título inédito para o Brasil, já que todos os citados acabaram perdendo na decisão, Tiago enfrenta o surpreendente australiano Sean Bermam, algoz do também brasileiro Guilherme Clezar nas quartas, que certamente terá todo o apoio da torcida na quadra central de Melbourne Park. O duelo acontece às 13 horas do horário local, exatamente à meia noite do horário de Brasília.
No ano passado, ainda com 16 anos e sendo o mais novo entre os inscritos no torneio, Tiago surpreendeu e chegou às quartas-de-final do US Open, perdendo para o já profissional australiano Bernard Tomic. Mas foi em 2008, porém, que o alagoano - então com 15 anos - esteve na mídia pela primeira vez, quando foi chamado por Gustavo Kuerten para jogar a chave de duplas do Aberto de Florinapólis - o último torneio do ex-número um do mundo na carreira.
Mais sobre o Especial AUS Open 2010
+ AO 2010: "Caras pintadas" enchem de cor o Grand Slam australiano
+ AO 2010: Australian Open também é saúde!
+ AO 2010: Australianos capricham na fantasia para acompanhar novo ídolo local
+ AO 2010: "Ballboy" é mais um representante brasileiro em Melbourne
+ AO 2010: Confiante, Hocevar treina na Rod Laver para duelo com Hewitt