Precaução
Jogador congolês de futebol desmaiou no último fim de semana e ocorrência indignou a todos, inclusive tenista escocês: "Algo precisa ser feito", afirmou
O grave problema cardíaco do jogador congolês Muamba, meio-campo do Bolton, na última semana, que desmaiou durante o jogo contra o Tottenham pela Copa da Inglaterra, comoveu a todos os fãs do esporte no mundo. De acordo com o médico da equipe inglesa, o atleta de 23 anos chegou a ficar 78 minutos sem ter batimentos cardíacos e segue em recuperação em um hospital de Londres.
Um dos mais chocados com a história foi o tenista britânico Andy Murray, número 4 do mundo, que cobrou um maior rigor nos exames feitos nos esportes antes dos atletas serem liberados para competir. "Eu acredito que agora é o momento, em quase todos os esportes, em que todos deveriam ter exames antes de poderem competir. Isso tem acontecido muitas vezes. Aqui nos Estados Unidos aconteceu em jogos de basquete no colegial e na universidade e, é claro, aconteceu algumas vezes no futebol", afirmou.
Para Murray, o que facilita a ocorrência de incidentes como o que ocorrera com Muamba é a pressão do jogador com os fatores extracampo. "Como toda a pressão e o estresse do esporte moderno, você não tem ideia de quanto você está se pressionando no gramado ou na quadra. Eu penso que é algo que precisa ser logo feito", explicou.
Murray aconselhou atletas a fazerem exames com frequência para evitar problemas como o de Muamba |
"Mas isso não é algo feito dentro do tênis, porém penso que deveria. Cada um deveria passar por um exame médico ou um check-up antes de ser permitido competir. A realidade é, se alguma coisa não acontecer quanto a isso, provavelmente acontecerá novamente em algum momento, é tão horrível. Você não deseja que alguma coisa dessa aconteça a ninguém"
Confira mais notícias sobre Andy Murray...
+ Andy Murray é escolhido para participar do Revezamento da Tocha Olímpica
+ Por Indian Wells e Miami, Murray coloca em dúvida participação na Copa Davis em abril
+ Com Lendl, Murray vê avanço em seu jogo e busca reconhecimento como Federer, Nadal e Djokovic
+ Lendl defende Murray e diz que pupilo precisa amadurecer para quebrar tabu nos Grand Slams
+ McEnroe põe rivalidade de lado e aprova escolha de Murray por Ivan Lendl como treinador
+ Ivan Lendl crê no sucesso de parceria com Murray e prevê fim de tabu nos Grand Slams
+ Em ritmo final de pré-temporada, Murray se diz pronto para 2012 e foca no Aberto da Austrália
+ Federação Britânica confirma mãe de Murray como nova capitã da equipe na Fed Cup
ESPECIAL: Andy Murray - A mais nova sensação do circuito masculino quer mostrar que o tênis do Reino Unido ainda pode formar grandes campeões(Confira!)
Publicado em 22 de Março de 2012 às 06:00