Campeões

Amigos desde torneio no Brasil, Gomez e McEnroe disputam amistoso no Equador

Após 33 anos de amizade dentro e fora do circuito, os dois disputam uma partida em Guayaquil para celebrar a conquista do sulamericano em Roland Garros há 20 anos


Gomez e McEnroe em entrevista coletiva no Equador
Dois tenistas que dispensam comentários, juntos somam oito títulos de Grand Slam, dois dos melhores tenistas da década de 80 e 90 e uma amizade iniciada no Brasil. Esse é a história de 33 anos de amizade entre o norte-americano ex-número um do mundo, John McEnroe e o equatoriano ex-número 4, Andrés Gomez. Neste sábado, os dois campeões entram na quadra central do Guayaquil Tenis Club para uma partida amistosa celebrando os 20 anos da conquista do equatoriano em Roland Garros.

Poucas horas depois de chegar ao Equador, McEnroe deu uma entrevista coletiva para a imprensa local e contou um pouco da amizade que acabou tendo com o amigo Gomez, lembrando que se conheceram em um torneio na época de juvenil em Santos. "Conheço Andrés (Gomez) desde minha época de juvenil, foi em Santos no Brasil, onde jogamos um torneio juvenil. Parecia uma pessoa amável e daí em diante conservamos uma bela amizade", afirmou o norte-americano, detentor de 77 títulos na carreira.

Por sua vez, Gomez citou as qualidades e virtudes de seu companheiro no circuito e aproveitou para agradecer o amigo por ter aceitado o convite de visitar o país sulamericano pela primeira vez. "Espero que desfrute a sua estadia aqui e esperamos dar um grande espetáculo aos torcedores", comentou o equatoriano, dono de 21 títulos profissionais. Os dois se enfrentaram profissionalmente apenas uma vez nas oitavas-de-final do US Open de 1987, em que o norte-americano venceu o confronto por 3 sets 0. "Jogamos só uma vez, foi no US Open e ganhei, mas foi uma partida muito complicada na época", relembrou o ex-número um do mundo.

McEnroe enfatizou o quanto é importante para o norte-americano estar ao lado do ex-campeão de Roland Garros nesse momento. "Na quadra, Andrés era muito poderoso. É uma honra para mim estar nessa festa de celebração dos 20 anos de seu título em Roland Garros". Conhecido por seu forte temperamento e pelas constantes discussões com os árbitros durante suas partidas, o vencedor de sete títulos de Grand Slam mostrou seu senso de humor ao se referir do adversário desse sábado."Ele foi um dos melhores jogadores do mundo no saibro, mas venceu Roland Garros naquele ano porque eu não joguei", brincou o sempre divertido McEnroe, arrancando gargalhadas dos jornalistas no local, além do próprio Gomez.

Por fim, comentou sobre o que há de diferente no tênis de sua época e no tênis da atualidade, que utiliza muito mais o físico dos atletas. "A diferença do tênis de hoje é que se prioriza muito a parte física. Hoje em dia, trabalham muito esse aspecto", declarou o ex-tenista que integra desde 1999 o Hall da Fama do esporte.

Veja as últimas notícias do mundo do tênis...

+ Em Bucarest, espanhol Andujar tentará chegar à primeira final da carreira
+ Zvonareva cogita realizar pré-temporada no verão brasileiro

+ Murray: "Foi um final desapontante na temporada norte-americana"
+ Suárez Navarro é baixa para Tóquio e dúvida para Pequim
+ Médico de Nadal avisa: "Ele tem que se cuidar, se quiser durar"

ESPECIAL: Jogadores que amamos: Rafael Nadal - Em busca de seu primeiro título, Nadal estreia hoje no US Open. Aqui vai um perfil especial do número um do mundo! (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Setembro de 2010 às 11:40


Notícias