O Cara!

Nadal descarta favoritismo para Roland Garros, mas avisa: "não preciso disso para vencer lá"

Espanhol quer jogar em alto nível também no piso rápido a fim de retornar ao topo. Após Chile, Rafa disputa Brasil Open, Acapulco e Indian Wells


Antes de definir sua volta ao circuito em Viña Del Mar, Rafael Nadal deixou claro que a prioridade era voltar ao melhor de sua forma e poupar seu joelho de novas lesões. Por isso, o jeito foi concentrar suas ações nas quadras de saibro, piso onde o espanhol é simplesmente uma máquina de vencer.

Ron C Angle (TPL)
Nadal se tornou praticamente imbatível em Roland Garros, com sete títulos desde 2005
Dos seus 50 títulos de simples, 36 são na superfície, incluindo oito troféus no Masters 1000 de Monte Carlo (um recorde na história já que nenhum tenista conseguiu vencer o mesmo torneio por tantas vezes) e, é claro, sete no tradicional torneio de Roland Garros, segundo Grand Slam da temporada.

Em Paris, Nadal é quase imbatível e possui 52 vitórias e apenas uma derrota, sofrida em 2009 para o sueco Robin Soderling. À época, Rafa sentia dores exatamente no joelho e acabou desistindo de Wimbledon para se recuperar.

Por isso, quando foi questionado se deve ser por mais um ano favorito em Roland Garros, o tenista de 26 anos foi direto e se considera atrás de seus rivais Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray, por mais que creia que seja capaz, sim, de triunfar também em 2013.

"Não serei favorito em Paris, mas não preciso estar nesse papel para ganhar lá. E quero voltar ao alto nível também na quadra rápida, porque é necessário vencer neste tipo de piso para ser líder do ranking", explicou Nadal, que, além de Viña Del Mar, Brasil Open e o ATP 500 de Acapulco, todos os eventos no saibro, também confirmou presença no Masters 1000 de Indian Wells, seu primeiro compromisso no piso duro.

"Chegar favorito ou não a Roland Garros, acho que não importa. Se chego como número 10, 15, 20 ou 100, não importa, mas o quero é saber que posso jogar todas as semanas. Espero estar próximo de 100% de rendimento e se não for possível, que tudo venha em seu determinado momento", concluiu o número 5 do ranking.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Confiante, Nadal crê em nova ascensão ao topo do tênis: "voltarei a ser como antes"

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 7 de Fevereiro de 2013 às 07:31


Notícias