Com ou sem dor

Nadal se diz cansado de responder sobre joelho e avisa: "estou aqui para jogar tênis"

Rafa revelou que ainda sente dores e é necessário mais partidas para recuperar boa forma; espanhol estreia na chave de simples nesta 4ª


©Jim Rydell/VTR Open
Nadal estreou bem na chave de duplas e pareceu se sentir à vontade em quadra
Desde que chegou ao Chile para seu primeiro compromisso de volta às competições, o espanhol Rafael Nadal deve ter se cansado de tantas perguntas dos jornalistas a respeito de seu joelho esquerdo, região lesionada e que o tirou do circuito por quase oito meses. Ontem, o tenista de 26 anos estreou com vitória na chave de duplas ao lado do argentino Juan Monaco, mas nem assim o foco foi outro do que as possíveis dores.

Nadal, principal favorito em Viña Del Mar e nos próximos eventos - Brasil e o ATP 500 de Acapulco -, admitiu que o joelho está ainda dolorido, mas nada que o próprio jogador não esteja esperando passar nesse retorno.

"Sobre o joelho, já disse quando cheguei aqui. Eu preferia não ficar falando sobre isso", declarou Nadal. "No fim do dia, os médicos disseram que está tudo bem. Não há riscos de piorar. Meu joelho continua me machucando. Mas o fato é que estou jogando e isso me dá alegria", confessou o heptacampeão de Roland Garros.

©Jim Rydell/VTR Open
Espanhol confessou à imprensa chilena que não aguenta mais falar sobre as dores no joelho
"Não estou 100% fisicamente, ainda preciso de algumas semanas. Se doer [o joelho], doeu e teremos que lidar com isso. Estou aqui para jogar tênis, com ou sem dor. Estou feliz por ter jogado uma partida oficial, mesmo que seja nas duplas", emendou Rafa, que passou pelos tchecos Frantisek Cermak e Lukas Dlouhy, dupla cabeça de chave 2, por fáceis 6/3 e 6/2.

Nessa quarta-feira, ele abre sua campanha em simples diante do argentino Frederico DelBonis, esperando voltar à sua melhor forma ao lado dos rivais Novak Djokovic, Roger Federer e Andy Murray. Nadal evitou passar por uma cirurgia e revelou que quer manter o mesmo processo, com fisioterapia e fortalecimento muscular.

"Preciso que meu joelho fique forte, para que eu esteja mais confortável em quadra. Há dias em que o joelho não está tão confortável. Estou na segunda rodada de duplas e amanhã [hoje] estreio nas simples. Não vou falar mais do joelho. O que vem agora é tênis e é por isso que estou aqui. Quanto mais horas passo na quadra, melhor. Não há dúvidas de que o resultado aqui não é o mais importante, mas tentar jogar o melhor que puder", concluiu o ex-número 1 do mundo.

Confira mais notícias sobre o mundo do tênis...

+Murray crê que Nadal estará vulnerável nos primeiros eventos de seu retorno ao circuito

+ Tio e Nadal encaram ATP do Chile como teste: "será nosso primeiro Roland Garros"

Preocupado com o joelho, Nadal nega pressão por ranking e prega paciência em seu retorno

+RafaelNadal segue "aposta" do São Paulo e manda raquete para o espaço

+Nadal confirma presença também em duplas e fará parceria com Nalbandian no Brasil Open

Apesar de ansiedade por volta às quadras, Nadal revela: "ainda sinto dores no joelho"

Jornal divulga passo a passo de Nadal no Chile com direito a visita ao presidente e homenagem

Nadal manda apoio às vítimas de tragédia no RS e faz crítica ao Brasil: "isso não deve se repetir"

ESPECIAL:A bela e a fera- Roland Garros 2012 teve muito mais do que a redenção de Maria Sharapova e o recorde de Rafael Nadal. Teve até juvenil brasileira na final   (Confira!)

Da Redação, Em São Paulo

Publicado em 6 de Fevereiro de 2013 às 09:08


Notícias