Situação Delicada

Chakvetadze se afasta do circuito devido a desmaios em quadra

Após passar mal em Dubai e Indian Wells, russa se ausentará das competições por tempo indeterminado por causa de um problema de saúde


Chakvetadze tomou um susto em Dubai (imagem) e em Indian Wells, onde teve que abandonar suas partidas
A russa Anna Chakvetadze descobriu que sofre de um delicado problema de saúde. Após desmaiar em quadra em Dubai e passar mal em Indian Wells, a atual número 48 do ranking passou por exames que diagnosticaram uma síncope neurocardiogênica - definida como perda temporária da consciência associada com diminuição da pressão arterial.

Apesar da causa do problema da jogadora não estar definida, Chakvetadze foi orientada pelos médicos a se afastar das quadras e descansar por tempo indeterminado. Em 18 de fevereiro, enfrentava a número um do mundo Caroline Wozniacki pela segunda rodada em Dubai quando sofreu um desmaio após levar um ponto. Os médicos correram para atendê-la e, embora tenha recuperado rapidamente a consciência, a tenista não teve condições de continuar no jogo. Na ocasião, um vírus estomacal foi apontado como responsável pelo susto.

Ex-top5, russa terá que parar por tempo indeterminado
Depois do episódio, Chakvetadze voltou a jogar apenas em Indian Wells. No evento californiano, ela se sentiu indisposta na partida contra a compatriota Maria Kirilenko e abandonou novamente, agora na segunda rodada. Com isso, decidiu se submeter a exames mais detalhados e descobriu o problema de saúde.

Este não é o primeiro drama da carreira da russa. Em 2007, aos 20 anos, a tenista chegou a ocupar o quinto posto do ranking. Pouco antes do Natal daquele ano, porém, ela e sua família foram vítimas de um violento assalto em suas casas, em Moscou. Os seis criminosos renderam o pai e o irmão, além da própria atleta, levaram 140 mil euros e machucaram o pulso esquerdo de Chakvetadze. A loira sempre evitou comentar sobre o assunto nas entrevistas coletivas.

Confira mais notícias sobre o tênis feminino...

+ Incansável, Sharapova coloca Olimpíadas e Roland Garros como prioridades na carreira

+ Clijsters e Ivanovic podem fazer "clássico de ex-líderes" nas oitavas em Miami

+ Na briga pelo nº1, Wozniacki aumenta vantagem sobre Clijsters após título em IW

+ Dúvida para Miami, Clijsters declara que jogou Indian Wells por ser evento "obrigatório"

+ "Foi o momento mais assustador da minha vida", revela Serena sobre embolia pulmonar

ESPECIAL: As 20 maiores musas do tênis! - Nos arriscamos a entrar em uma das mais difíceis e saborosas discussões e apontamos as mais belas tenistas de todos os tempos (Confira!)

Da redação

Publicado em 23 de Março de 2011 às 06:42


Notícias