Saibro francês
O ex-tenista escreveu sobre a diferença que existe entre o saibro de Roland Garros e os outros saibros do mundo
"O jogador desliza pela quadra com muito mais facilidade em Roland Garros do que em qualquer outro lugar e muito disso tem a ver com a camada do topo, composta por um saibro bem fino", disse Courier. O veterano exemplifica dizendo que é como "aquele fino chocolate que colocam sobre o seu cappuccino".
Segundo o norte-americano, a equipe que cuida das quadras mantém uma fina camada de saibro sobre a superfície independente das condições. Ela a substitui quando tem muito vento, quando o clima está muito seco ou quando chove, por exemplo.
Courier conta que quando você desliza em Roland Garros, o barulho é muito menor do que nas outras quadras. "Parece que tem menos atrito sem perda de controle enquanto você desliza. É perfeito."
O ex-número um do mundo ainda escreveu que mesmo as linhas na França são melhores, pois são pintadas, o que altera a velocidade da bolinha em relação ao saibro. "Em Paris existe uma diferença entre o saibro e a linha, mas é muito menor do que em outros lugares", explica Courier. "A linha pintada é 15% mais rápida que a superfície onde ela está, por isso o jogador normalmente sabe quando acerta a linha baseando-se no atrasado do oponente ao bater na bola."
Para ler o blog completo de Jim Courier, acesse Champions Series Tennis.
Mais notícias sobre Roland Garros
+ Treinador de Monfils afirma que francês está pronto para Roland Garros
+ Atual campeã, Ivanovic elogia calendário de Roland Garros
+ "Os melhores espectadores estão em Roland Garros", declara Gaudio
+ Nadal espera recepção mais calorosa do público em Paris
+ Murray prevê dificuldades contra Chela em Paris
+ Djokovic afirma que pode superar Nadal no saibro francês
+ "Se você não se motiva para Roland Garros, você não se motiva para nada na vida", diz Nadal
ESPECIAL:Paris é dele - Se alguns ainda duvidavam do domínio de Rafael Nadal sobre o saibro, o espanhol eliminou todas as dúvidas ao conquistar de maneira impecável o quarto título consecutivo em Roland Garros. No feminino, surge uma nova e bela campeã (Confira!)
Publicado em 27 de Maio de 2009 às 11:57