Us open 2009

US OPEN 2009: Olhos de Falcão atingem o Grandstand

Terceira quadra de Flushing Meadows, o Grandstand terá em 2009 pela primeira vez o Hawk-Eye, sistema utilizado para facilitar o trabalho dos juízes de linha


No final da tarde as sombras projetadas pelo Louis Armstrong Stadium (ao fundo) atrapalham a visão dos juízes de linha
O melhor lugar para se assistir tênis em Flushing Meadows acaba de ficar ainda melhor. Hawk-Eye (Olho de Falcão), o sistema eletrônico de chamadas de linha finalmente faz sua estréia no palco onde ele mais é necessário: o Grandstand, a intimista quadra de 6,000 lugares, onde se tem as melhores visões no National Tennis Center; a não ser, porém, quando o vizinho Louis Armstrong Stadium bloqueia o sol e a quadra passa a conviver com as sombras do final da tarde, tornando difícil não apenas para jogadores e fãs acompanharem a ação, mas também para os juízes de linha seguirem a bola.             

Após o sucesso do sistema de desafios nos estádios Arthur Ashe e Louis Armstrong, os quais contam com o Hawk-Eye desde 2006, a USTA passou a querer a tecnologia em sua terceira quadra, também. Mas as sombras do Grandstand representavam um desafio para a instalação do Hawk-Eye (conhecido no US Openpelo nome utilizado pela empresa que patrocina o torneio, "Chase Review").

"O sistema teve problemas com as sombras que se moviam sobre a superfície de jogo", diz Luke Aggas, gerente de operações da Hawk-Eye Inovations, em Londres. "Isso porque os mecanismos de auto-íris dentro das câmeras, assim como os olhos humanos, tinham dificuldade em decidir a qual lado da quadra, o claro ou o escuro, eles se ajustavam".

A solução foi atualizar o hardware de modo que a íris pudesse ser remotamente controlada por técnicos que ficam dentro da cabine de revisão, o que resultou num sistema capaz de alcançar todos os lados da quadra com a precisão padrão do Hawk-Eye de 3,6 milímetros.

From Tennis Magazine. Copyright 2009 by Miller Sports Group LLC. Distributed by Tribune Services

Mais notícias sobre o mundo do tênis...

+ Após subir dez posições no ranking, Hewitt chega forte para o US Open

+ Ivo Minar é pego em exame antidopping

+ Para evitar o rebaixamento, Murray disputará a Copa Davis

Autobiografia de Agassi será lançada em novembro

+ "Não foi tão terrível", analisa Nadal sobre volta às quadras

ESPECIAL: A missão dos Battistone  - As maluquices e a história destes irmãos (que já foram missionários da Igreja Mórmon) são atrações do circuito de duplas (Confira!)

Da redação

Publicado em 25 de Agosto de 2009 às 11:29


Notícias