Defesa

Tio de Nadal responde a canal francês sobre suposto doping do sobrinho: "A chance é zero"

Técnico Toni Nadal revelou que Rafa passou por 20 testes no ano passado e ironizou: "Que os franceses esperem a vida toda por doping dele"


© Ben Solomon/Tennis Australia
Toni Nadal disse que Rafa nunca será flagrado por doping e defendeu sobrinho de insinuações de TV francesa
O tio e técnico de Rafael Nadal, Toni Nadal negou que os dois vão tomar medidas judiciais contra o canal + França por divulgar um vídeo que faz alusão a uma suposta dopagem por parte do número 2 do mundo e deixou claro que o tenista é um atleta limpo.

"Os franceses podem esperar toda a vida (por um teste positivo de Nadal). Não há nenhuma possibilidade, a possibilidade é zero. Se querem esperar, que esperem. Cada um que aja segundo suas vontades. É curioso que se metam tanto com Rafael e o esporte espanhol", cutucou Toni em declarações à Rádio Marca.

O técnico também procurou minimizar o polêmico vídeo, o qual teve uma forte repercussão em veículos espanhóis. "Creio que é uma maneira de ser engraçado. A sociedade se apoia no direito de fazer o que quiser, não se dá maior importância. É como se uma pessoa se aborrecesse se a imitam. É uma imitação", apontou.

Além do mais, Toni avisou que o sobrinho sequer se importou com o vídeo em que, por computação gráfica, aparece tomando uma garrafa de água considerada "mágica" pelo canal francês, sugerindo uma substância ilegal na bebida. "Rafael não viu mais da conta, apenas o contaram e nada mais", contou o técnico, adiantando que a seção de esportes do Canal + emitiu um pedido de desculpas ao jogador.

"Não falei sobre isso com Rafael. É como se falássemos de alguém que se quer fazer imitações engraçadas. Em todas as televisões do mundo, há programas que não são eticamente corretos e também temos aqui na Espanha", disse. Toni Nadal não comentou sobre a decisão da Federação Espanhola de Tênis (RFET) de processar o canal francês pelo acontecido.

Por outro lado, o treinador está convencido de que os atletas espanhóis venceram por seus próprios méritos e não acredita em suposta acusação de doping. "Eles ganharam muitas coisas e venceram a ponto de ter uma boa consideração. São esportistas, a maioria, exemplares. É difícil descobrir algo nos atletas espanhóis", afirmou.

© Ben Solomon/Tennis Australia
"A dopagem tem essas coisas, os atletas são maltratados. Os políticos pedem limpeza e deveriam aplicar isso a eles mesmos antes", concluiu Toni (à direita)
Toni revelou que o sobrinho teve que se submeter a cerca de 20 exames anti-doping na última temporada. "Todos os atletas de elite passam por uma bateria de controles, é impossível haver trapaça. Rafael, acho que, passou por 20 e alguns foram de surpresa, é complicado haver trapaças, não é tão fácil", acrescentou.

O vídeo foi publicado após o ciclista Alberto Contador, tricampeão da Volta da França, ser suspenso por dois anos por uso da substância clembuterol. A decisão não foi comprovada pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte), o que aumentou ainda mais a polêmica no país ibérico. "O tema do Contador eu vi de fora, soube pelo meu sobrinho que tem relação com ele. Parece-me uma pessoa incapaz de enganar. A dopagem tem essas coisas, os atletas são maltratados sempre. Muitas pessoas exageram. Os políticos pedem limpeza e deveriam aplicar isso a eles mesmos antes", concluiu.

E MAIS:TV francesa causa polêmica ao divulgar vídeo insinuando doping deNadal

Confira as últimas notícias de Rafael Nadal...

Imprensa levanta suspeitas e Nadal está sendo investigado por sonegação de impostos na Espanha

Nadal se diz orgulhoso por levar Djokovic ao limite e reconhece: "Foi a derrota menos dolorida"

Nadal prega respeito contra Federer às vésperas da semi na Austrália e vai confiante para duelo "especial"

Nadal inicia ano com foco na preparação e diz não ter certeza se pode bater Djokovic

Tio de Nadal enfatiza que foco para 2012 não é Djokovic: "Não dependemos dele"

Nadal revela divergências com Federer no Conselho da ATP e se diz a favor de ranking de dois anos

Nadal planeja se casar em 2012, aposta imprensa espanhola

ESPECIAL:A era dos superatletas - Entenda como funciona o controle antidoping e como os atletas devem se prevenir para não serem pegos por tomar medicamentos que contenham substâncias proibidas  (Confira!)

Da redação

Publicado em 8 de Fevereiro de 2012 às 12:36


Notícias