VIP

Soares faz história no tênis brasileiro

Em 24 horas, tenista é o primeiro brasileiro a conquistar dois títulos em um único Grand Slam


Um começo de ano histórico. Neste começo de 2016, o Brasil pôde mais uma vez alcançar - e relembrar - momentos espetaculares no esporte da raquete e bolinha amarela. Nesse último final de semana, o mineiro Bruno Soares conquistou uma dobradinha no Australian Open e igualou um feito conseguido, até então, somente por Maria Esther Bueno, em 1960.

No sábado, o brasileiro fez sua primeira final no torneio. Na chave de duplas masculinas, ele e o britânico Jamie Murray bateram de virada o canadense Daniel Nestor e o tcheco Radek Stepanek por 2 sets a 1 com parciais de 2/6, 6/4 e 7/5. Com a vitória, os dois conquistaram na modalidade o primeiro título de Grand Slam de suas carreiras.

No dia seguinte, Soares voltou às quadras. Desta vez ao lado da russa Elena Vesnina, brigando pelo troféu de duplas mistas. No tie break, a parceria venceu a norte-americana Coco Vandeweghe e o romeno Horia Tecau por 6/4, 4/6 e 10-5. O feito deu a Bruno a chamada “doubles double” – que não era alcançada na Austrália desde Mark Woodforde, em 1992.

Para se ter uma noção da grandiosidade, Soares viajou ao outro lado do mundo com dois Grand Slams (US Open de 2012 e 2014, em duplas mistas) e conseguiu voltar de lá com o dobro de títulos. Este incrível começo de temporada rendeu ao tenista cerca de R$ 1 milhão em premiação e uma vertiginosa subida no ranking ATP: de 22º colocado, ele é agora o 10º melhor tenista de duplas da atualidade.


“É incrível! O jogo da última noite terminou bem tarde, cheio de adrenalina, mas a gente não tem inúmeras chances de jogar finais de Grand Slam. Jogar uma e ganhar já é extremamente especial e eu consegui isso duas vezes em menos de 24h”, comemorou Bruno.

Estes foram o 30º e 31º títulos brasileiros em um dos quatro principais torneios do tênis mundial. Ao todo são dez no US Open, nove em Wimbledon, oito em Roland Garros e quatro no Australian Open. E que isto seja apenas o começo das conquistas verde-amarelas!

Da redação

Publicado em 1 de Fevereiro de 2016 às 12:21


Notícias Australian Open AUSOpen Bruno Soares Jamie Murray Elena Vesnina