Vitória da experiência

Segundo saque falha e Zverev não resiste à experiência de Mayer em Halle

Jovem promessa tinha tudo para conquistar o primeiro título da carreira, mas falhou em momentos decisivos e viu o compatriota levar o troféu


Alexander Zverev vinha realizando uma campanha irretocável e chegou à final como o grande favorito em Halle, na Alemanha. Ao longo da semana, utilizou o seu serviço como a principal arma e mandou mais cedo para casa nomes como Marcos Baghdatis e Roger Federer. Hoje, porém, viu o segundo saque falhar e foi derrotado pela surpresa do torneio, o também alemão Florian Mayer.

Apontado como um dos principais tenistas da nova geração, Zverev – no alto de seus 1,98m e com 19 anos – é reconhecidamente um grande sacador, e foi com o serviço que chegou à decisão. Na semifinal, contra Federer, teve no saque a principal arma e elevou os números de porcentagem em relação ao restante da temporada. Na final, porém, falhou nesse quesito e viu o experiente Mayer, treze anos mais velho, faturar o segundo título da carreira.

A grande chave do jogo acabou sendo o segundo saque de Zverev. Ao todo, foram 8 dupla-faltas, um número muito alto para um jogo dessa grandeza. Além disso, o jovem alemão conquistou apenas 40% dos pontos em que jogou com o segundo saque (contra uma média de 51% na temporada), o que, na prática, significou ter seu serviço quebrado em quatro oportunidades.

Falhando em um de seus principais golpes, Zverev não conseguiu segurar o ímpeto de Mayer, que levou a partida por 6/2, 5/7 e 6/3, alcançando um título após cinco anos – o último, e até então o único, havia sido no saibro de Bucareste, em 2011. Com a vitória, o experiente alemão certamente ganhará muitas posições no ranking, já que atualmente figurava apenas na 192º colocação.

Da redação

Publicado em 19 de Junho de 2016 às 12:25


Notícias