Nem só de ataque é feito o tênis

Saiba como se defender melhor

Dicas e exercícios para você aprimorar esta parte importante de qualquer jogo


É comum ver os professores e jogadores treinando bolas e jogadas de ataque. No entanto, observo que pouca atenção é dada para o treinamento de defesa. É notório que o tênis moderno está cada dia mais ofensivo e rápido. Portanto, se o jogador é atacado, ele tem duas coisas a fazer: contra-atacar ou se defender. Saber se defender é um grande trunfo; basta olhar para os melhores tenistas do mundo, como Rafael Nadal, que é um exímio defensor, embora tenha se aperfeiçoado no ataque também.

A idéia aqui é estimular o aluno a gastar mais tempo do seu treinamento em situações que envolvam defesa. O principal aspecto que se deve entender é que, quando somos atacados, precisamos ganhar tempo e espaço para a próxima bola. Partindo deste princípio, vejamos abaixo algumas dicas para quando você se encontrar na defensiva:

1. Jogue bolas sem muita velocidade, preferencialmente mais altas sobre a rede (ganho de tempo).

2. Jogue bolas cruzadas (ganho de espaço). Ao devolver uma bola cruzada, você terá um espaço menor para voltar até a posição ideal, ou seja, para melhor cobrir a quadra.

3. Jogue bolas fundas. Com isso, você ganha tempo e espaço, além de diminuir o ângulo para o adversário, que é mais favorável quando ele está mais dentro da quadra.

4. Jogue bolas no ponto fraco do rival. Desta forma, as chances de um bom ataque diminuem.

5. Jogue bolas baixas e curtas, de preferência de slice (cortada). Isso obrigará o adversário a bater a próxima bola de baixo para cima, impedindo-o de realizar um winner. Quem usa muito esta tática é Roger Federer.

6. Jogue bolas no meio da quadra - evite as mais abertas. Ao bater para o centro da quadra, você diminui o ângulo do oponente. Neste caso, além de ter mais chances de chegar na próxima bola, muitas vezes leva o adversário ao erro, por buscar excessivamente as linhas.

Existem muitas formas de treinarmos o jogo de defesa. Podem ser em situações de jogo (abertas) ou mais direcionadas (drills). Abaixo descrevemos algumas idéias que podem auxiliar na montagem dos exercícios de defesa:

Em situação fechada (drill)
Exercício 1: comece o exercício se posicionado no lado direito da quadra e o professor lança uma bola de ataque no outro lado. Sua função será se defender com o backhand (com uma bola alta e cruzada ou um slice baixo na área de saque), recuperando seu posicionamento após a batida. A partir daí, você pode recomeçar o exercício ou dar continuidade ao ponto.

Exercício 2: o professor lança uma bola profunda no seu forehand, com bastante peso e topspin. Nesse caso, uma boa opção é uma bola alta, se possível com topspin, cruzada, ou então direcionada para o golpe mais fraco do adversário.

Em situação de jogo (aberta)
Exercício 1: jogue um tie break somente com o segundo saque (nesse caso, haverá grande chance de o adversário atacá-lo).

Exercício 2: solte uma bola lenta no meio da quadra e peça para o seu oponente atacá-lo. A partir daí, o ponto está valendo.

São muitas as situações que podem ser criadas para treinar seu jogo de defesa. Seguindo estes exemplos, reflita quais são os aspectos que você precisa melhorar. Outro lembrete importante: para se defender bem, é preciso ter velocidade. Por isso, é necessário que você esteja sempre bem concentrado e atento, para não perder tempo ao sair para a bola. O aspecto físico também é importante. Se você estiver bem preparado, se moverá melhor para a bola e terá mais tempo para executar um bom golpe.

Cesar Kist

Publicado em 10 de Março de 2016 às 17:50


Notícias